sábado, 7 de janeiro de 2012

Factóide boleiro


Início de ano é sempre igual no futebol brasileiro, além das muitas especulações sobre transferências e reforços para os times, a imprensa esportiva é também alimentado por uma série de notícias polêmicas que servem apenas para aumentar a vendagens dos jornais e a audiência dos programas esportivos.
2012, não foi diferente. A história agora é um suposto esquema de arbitragem para favorecer o Corinthians (aliás, essa história está ficando velha e cansativa). Segundo um árbitro que perdeu recentemente seu posto de árbitro FIFA, agora denuncia um esquema, onde a Comissão Nacional de Arbitragem teria beneficiado o atual campeão brasileiro, no ano de seu centenário.
 O juiz Gutenberg Fonseca, alega que antes de apitar a partida entre Corinthians e Goiás, pela última rodada do turno do Brasileirão de 2010, teria tido uma conversa com o presidente da Comissão de Arbitragem e teria ouvido dele: “...é jogo do Timão, hein? O que eu posso entender com isso? Que se o Corinthians não ganha, eu posso nunca mais ser escalado", revelou.
Pois bem, alguns pontos precisam ser levantados sobre essa questão: Que benefício o Corinthians levou com esse suposto esquema? O time encerrou o campeonato em terceiro lugar, exatamente por que empatou com o Goiás, no Serra Dourada e com as vitórias de Fluminense – sobre o Guarani – e do Cruzeiro, o time paulista ficou sem título e sem vaga direta na Libertadores.
Outra questão importante foi que a partida mencionada foi realizada há cerca de um ano e meio atrás, por que será que ele só teve coragem de “colocar a boca no trombone” agora? E o mais importante, sobre aquele jogo, a partida terminou 5 a 1 para os paulistas, sendo que o Goiás começou abrindo o placar antes dos 10 minutos iniciais e não há irregularidades em nenhum dos seis gols marcados naquela jogo, ou seja, está muito difícil sustentar essa tese apresentada pelo homem do apito.
O único lance que pode levantar algum debate é o do pênalti para o Timão, que pode sim ser questionado, entretanto, a não marcação do mesmo deixaria o placar em 4x1 e o alvinegro com os mesmos três pontos. Portanto, essa história é na verdade choro de perdedor e mais nada.
Acho engraçado ouvir/ler sobre esquemas que favoreçam o Corinthians, ainda mais quando envolve o Goiás. Primeiro por que esse mesmo time, na última partida de 2005, empatou com o Corinthians, com um gol irregular de Souza, que atuava no alviverde e hoje é atleta do Corinthians, mas joga pelo Bahia. Esse gol e esse empate geraram todo o mimimi, que até hoje marca o Internacional, sobre aquele campeonato. Se o Timão vencesse os goianos, seria campeão, independente do ocorrido na partida entre paulistas e gaúchos.
E ainda falando de Goiás, Inter e Corinthians, em 2007, ano em que o Timão foi rebaixado, uma sequência suspeita de repetições de pênaltis para os alviverdes contra os colorados, definiu a partida que salvou o time do centro-oeste da degola e jogou o Corinthians na segundona, portanto acho até engraçado que o Goiás esteja envolvido com essa historieta de agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário