quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Carta Aberta ao "São Marcos"

Pois é, acabou. Depois de 20 anos defendendo um único time - fato raro entre os prfissionais da bola-, chega ao fim a brilhante carreira de um dos melhores goleiros que o Brasil já teve. O corpo já não permitia a continuidade da trajetória vitoriosa de Marcos, goleiro que simbolizou a fusão de jogador e torcedor de um clube. Sua bela história no time da Barra Funda, lhe rendeu o justo apelido de "São Marcos". Entre os atletas que vi, poucos fizeram tantos "milagres", quanto São Marcos. Partidas perfeitas e defesas decisivas que se converteram em vitórias e títulos.
Sua trajetória, no Palestra é digna de todas as homenagens que se seguirão nos próximos meses. Marcos foi um exemplo de atleta que sempre agiu de forma profissional, respeitando o clube a a torcida que representou, por isso, entrou definitivamente para a história do Palmeiras e do nosso futebol. Em 20 anos como profissional, ganhou 14 títulos, entre eles uma Libertadores e uma Copa do Mundo, além de muitos fãs e admiradores, para os quais a camisa que ele vestia era apenas um detalhe.
Marcos que se destacou como profissional nos gramados sob a meta, deixou transparecer sua paixão pelo clube que sempre defendeu e torceu, quando após uma péssima temporada da equipe e o consequente rebaixamento para a Série B em 2003, recusou uma proposta milhonária para jogar no rico futebol inglês, onde defenderia o Arsenal. Ficou no Palmeiras e foi fundamental na recondução do alviverde à elite do futebol brasileiro.
Infelizmente, jogadores com o comportamento do Marcos, são cada vez mais raros. Quando ele ainda era jogador, já era dificil encontrar jogadores deste nipe, agora com sua aposentadoria, ficará mais complicado ainda. São exemplos desses que o esporte precisa para ganhar cada dia mais popularidade e também cumprir sua pontecialidade socio-educativa.
Por tudo isso a notícia de sua aposentadoria, ainda que justa, é sim uma má notícia aos que gostam do bom futebol. Hoje, o esporte bretão está mais triste. Obrigado "São Marcos", por ter dado tantas alegrias à torcida brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário