quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Jobs complementou McLuhan

Este é um ano marcante para a comunicação. Isso por que em 2011, celebrou-se o centenário de nascimento do pensador canadense Marshall McLuhan (1911-1980) e apenas três meses após esta importante lembrança, morreu Steve Jobs (1955-2011). Para quem estuda comunicação e acompanha os avanços da informática é impossível não relacionar as obras destes dois visionários.
O primeiro foi um dos maiores estudiosos e visionários do século XX, no que se refere ao processo comunicativo.  Suas previsões visionárias, mundialmente conhecidas como o conceito de “Aldeia Global”, onde os avanços da comunicação encurtariam distâncias e possibilitariam a democratização da comunicação/informação, acabaram se confirmando no final do século XX e início do século XXI.
O principal nome da revolução que concretizou as teorias de McLuhan, foi o americano Steve Jobs, que colocou  em prática o determinismo tecnológico tão presente nas teorias de McLuhan,  criando aparelhos que revolucionaram e possibilitaram a consolidação  dos meios de comunicação como extensão do  homem, afinal os computadores  pessoais e os outros aparelhos desenvolvidos por Jobs e a sua Apple, abriram novos horizontes para que a informática avançasse seguindo a trilha iniciada por McLuhan.
Graças aos avanços tecnológicos desenvolvidos por Jobs, hoje a Aldeia global é algo real e de uma maneira muito mais marcante do que a forma como previa McLuhan, quando do advento da televisão, por isso a obra do americano acaba por complementar e consolidar o pensamento do canadense. Que o pensamento de Steve Jobs continue ativo, assim como o de McLuhan, para que informática  e comunicação, continuem  cada vez mais próximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário