quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pintando hegemonia

O futebol sulamericano se aproxima de dois momentos distintos e importantes do seu futebol neste ano. Santos e Peñarol, promentem um jogo bem aberto e disputado na última partida da final da Libertadores e com o pequeno intervalo de apenas nove dias, as atenções estarão voltadas para a Argentina, onde se iniciará mais uma Copa América. Ao analisarmos os números do futebol, no continente, no período de 2000, até os dias atuais, oderemos chegar a  conclusão de que o futebol brasileiro vem construíndo uma sólida hegemonia, nos torneios continentais.
Vejamos por exemplo, a Taça Libertadores da América, maior e mais importante torneio interclubes por estas bandas. De 2000, até hoje, contando com o Santos apenas como finalista, o futebol canarinho já registra seu décimo primeiro finalista no período, afinal tivemos por duas oportunidades seguidas  uma  final entre duas equipes do mesmo país. Primeiro assistimos o confronto entre São Paulo e Atlético-PR, onde o  tricolor paulista  saiu vitorioso e no ano seguinte, foi a vez do Internacional bater o São Paulo na final do torneio. estas foram as duas únicas vezes em que o regulamento permitiu uma final nestes moldes. depois disso a  Commebol mudou o regulamento, novamente, proibindo  finais entre equipes do mesmo país. Já os argentinos, tiveram melhor aproveitamento percentual, pois levaram 5 troféus em 6 finais disputadas.
Na Sulamericana, sucessora da antiga Mercosul, o "placar geral", na soma das duas nomeclaturas, o aproveitamento percentual brasileiro supera o dos argentinos, mas eles tem mais finais e mais títulos. Brasil 2 títulos e 6 finalistas, argentina  5 títulos e 7 finalistas. Sendo que na Copa Mercosul, assim como na Libertadores, só o futebol brasileiro fez finais entre dois times, além de ter finalistas em todas  as edições do torneio. na Sulamericana isso  nunca ocorreu. nos confrontos entre brasileiros argentinos nesta  competição, os hermanos levam vantagem 2x1 para eles.
Já quando o assunto é Copa América, o domínio canarinho fica evidente, neste período. Foram 2 finais e 2 títulos, ambos conquistados contra a Argentina, em três edições disputadas de 2000, para cá, sendo que a  única  vez em que nossa  seleção esteve fora da final a seleção  de Messi também não chegou lá. Em 2001, na  Colômbia, a  seleção anfitriã  foi  campeã ganhando do México na final e Honduras e Uruguai, completaram o quarteto eternizado naquela edição.
Como sei que o tema é polêmico e outras competições poderão ser incluidas no debate, apresento aqui seus resultados. Alguns dirão: A Argentina é atual bicampeã olímpica e o Brasil  ainda não  tem esta conquista, pois eu responderei com a Copa das  Confederações, onde o Brasil é o atual bicampeão (05/09) e a Argentina fica apenas com o vice de 2005, para o Brasil. Na  única edição que sobrou de 2000  até hoje, a campeã foi a França que bateu, uma de suas ex-colônias, os Leões de Camarões.
Portanto, todos estes dados mostram que sim, o Brasil vem trilhando um ótimo caminho para consolidar sua hegemonia no continente, quando o assunto é o velho esporte bretão. Que Santos e a nossa seleção mostrem força para ampliar ainda mais nossa vantagem conquistada neste tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário