sábado, 25 de setembro de 2010

Hipocrisias


Juntamente com o processo eleitoral, que se aproxima do seu desfeço em poucos dias, vivemos também um momento importante fora da política nacional. Neste final de semana, acontece em São Paulo a abertura da Bienal de Arte, da cidade e que é também a principal Bienal realizada no Brasil. Entre as obras expostas, estão algumas criações que causaram polêmicas mesmo antes do início da exposição. Alguns artistas optaram por obras questionadoras, que apresentam animais, ou desenhos e figuras que não poderiam ser exibidas por força da legislação atual, principalmente a eleitoral.
Pois bem, visando evitar problemas, a organização do evento optou por tapar algumas, com referências aos candidatos no pleito eleitoral do próximo mês. Entretanto, algumas entidades que se arrogam o posto de baluarte da justiça e da liberdade, acabam por, como se diz no jargão popular, "meter os pés, pelas mãos". Um exemplo cabal deste comportamento, foi o da Ordem dos Advogados do Brasil, que já ingressou na justiça para que painéis contendo imagens de pessoas ameaçando de morte, personalidades e políticos famosos como o Papa, o ex-presidente Fernando Henrique, ou o atual presidente Lula.
Tal posicionamento é estranho, uma vez que a Constituição Federal de 1988, garante ao cidadão brasileiro, o direito fundamental de liberdade de expressão, pois as ações destes senhores, têm o cheiro da censura, tão criticada pelos mesmos. Tal direito é algo fundamental em sociedades baseadas no chamado Estado Democrático de Direito, que vigora em nosso país desde meados da década de 80, do século passado.
Assim como os cidadãos, a sociedade e as entidades precisam de evoluir e não tomar atitudes temeráveis como as da OAB, com relação a este direito tão caro ao povo brasileiro. Aos que sairem em defesa da distinta entidade, lembro que um jornal, de um importante grupo mídiático brasileiro, publicou em sua capa, uma charge do atual presidente Lula, como se o mesmo fosse um Rei de Copas, onde o presidente fere sua própria cabeça com uma espada. A idéia do jornal é criticar Lula, pelas recentes críticas que o político fez a imprensa, por conta da publicação dos escândalos, envolvendo ou supostamente envolvendo o governo, seu partido e sua candidata.
Será que a OAB, ou outra entidade que adora posar de denfensor da lei, agirá de forma a críticar o comportamento do jornal Extra? Será que tais organizações se acovardarão diante da realidade? Como que elas poderiam explicar o fato de taxarem como falta de respito, ou constrangimento aos políticos envolvidos nas obras que seriam expostas na Bienal, mas não manterem a postura diante do fato exposto com a publicação da edição do Jornal Extra?
Por que estes senhores agem como censores em determinados casos e em outros muito parecidos eles preferem a omissão. É preciso defender sempre a liberdade de expressão em nossa sociedade, independente de críticas e ou eleogios que nós ou alguém próximo de nós irá receber. Caso contrário, estariamos sendo hipócritas ao agirmos com os famosos "dois pesos, duas medidas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário