quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Aqui é Corinthians!


E chegamos a 1º de setembro de 2010. Sim, esse foi um dia especial, afinal para milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, foi o dia de se comemorar o centenário do Corinthians. Um time nascido no Bom Retiro, talvés o mais internacionalista dos bairros paulistanos acabou por ser também o berço do time mais internacionalista da cidade e que em 100 anos ganharia o estado, o país e o mundo.
Como aliás é marcante na sua história, nada viria fácil para aqueles sonhadores que abençoados pelo cometa halley e sob a luz de um lampião se uniram para criar uma verdadeira nação futebolística. No começo, o time ainda se viu obrigado a pelejar muito para conquistar o direito de participar do campeonato oficial deixando definitivamente sua base, mas sem esquecer suas raízes. dai veio o apelido e mascote: O Mosqueteiro.
Com o direito de disputar o campeonato oficial, os problemas não terminaram, após em 1914 ser campeão paulista invicto, logo na estreia, foi proibido de jogar a temporada seguinte. Passou o anos 1915 apenas disputando amistosos, entre eles um contra o campeão da várzea e o campeão da liga oficial, nascia assim o "Campeão dos Campeões", presente hoje em seu hino.
O tempo passou e mesmo com muita resistência de equipes como Paulistano (que hoje faz parte da história do São Paulo) e do Germânia (hoje Pinheiros), o Corinthians foi resistindo, lutando e conquistando novas glórias. Seus algozes, que não aceitavam o futebol como um esporte popular, bem que tentaram deter o time de operários, mas suas lutas foram em vão. Hoje ambos não existem mais, pois não aceitaram o profissionalismo do esporte e o Timão tem a hegemonia no estado.
Com os anos o time foi crescendo e se identificando com o povo, confirmando a profecia do seu primeiro presidente Miguel Bataglia: "O Corinthians é o time do povo e é o povo que vai fazer o time". Hoje milhões de torcedores pertencem a esta enorme nação, também conhecida como "bando de loucos". O time hoje é um dos maiores do Brasil e do mundo, com títulos importantes em quase todos os níveis, faltando apenas a Libertadores.
A ausência de tal trofeu ainda é motivo de gozação para os rivais, mas não deve ser levada a sério, afinal grandes clubes do mundo demoraram anos para serem campeões continentais e ou mundiais e nem por isso tem suas histórias e glórias diminuidas, o mesmo argumento serve para a questão do estádio, que ao que tudo indica em três anos estará resollvida com a construção do Fielzão em Itaquera.
Parabéns Corinthians por sua história, suas glórias mil e que venham mais 100 anos de outras tantas conquistas. Parabéns a você corinthiano por torcer para este time que esteja onde e como estiver, sempre terá o apoio incondicional de sua Fiel Torcida.

Um comentário:

  1. Opa... Aí sim!!! Que beleza!!!

    Oi, Ricardo... Percebi que não colocaste meu blog entre o dos amigos pejoteiros! Adiciona aí, vai:

    osperegrinos. blogspot. com

    Agora, sobre a paixão do futebol... Eu tenho um blog só sobre o Corinthians! Dá uma olhada lá:

    corintiano-gracasadeus .blogspot .com

    Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir