quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Um ano observando

19 de agosto de 2010. Há exatamente um ano, entrava na rede este espaço para divulgar as idéias deste observador, sobre os mais variados temas, naquele dia, publiquei um texto que tratava das condições precárias do nosso falido sistema carcerário. Infelizmente, neste um ano nada mudou para resolver esta triste questão que perdura no país faz muitos anos. De lá para cá, escrevi sobre alguns temas com os quais tenho mais afinidade, como esporte, cultura, comunicação e política.
Todos os textos publicados aqui, refletem minha visão de mundo sobre os temas tratados. Com o passar do tempo, fui apurando a escrita e apresentando novas idéias que acabaram por trazer também alguns leitores. Entre estes a maioria deles são amigos, afinal entre as idéias do blog, um ano atrás era divulgar para os amigos minha opinião sobre os temas tratados. Essa missão, O Observador, vem cumprindo muito bem.
Entre os destaques que podemos citar estão os temas sobre política e esportes, por dois motivos simples: o primeiro pelo fato de militar no meio político há bastante tempo, tendo passado pelo movimento estudantil, além de militar também em outras áreas como a Pastoral da Juventude e nas questões ligadas a comunicação, que é a minha área de atuaão profissional. O segundo motivo, referente ao esporte, é pelo fato de sempre querer atuar na área de jornalismo esportivo e como por enquanto a profissão me levou para outros rumos, utilizo o espaço do blog para dar meus pitacos, sobre os mais variados esportes.
Mas a "menina dos olhos" do O Observador, para mim é a "Carta Aberta", onde já escrevi para grandes personalidades do Brasil e do mundo. nunca tive a pretenssão de que personalidades como Obama, Guga, Barrichello e Chávez, lessem tais cartas, as escrevi apenas para expressar meus pensamentos sobre alguns fatos ligados á tais pessoas. A motivação para iniciar a "Carta Aberta", não poderia ser melhor, afinal em dezembro passado, durante os preparativos para uma Sessão Solene em homenagem à Dom Hélder Câmara, após ler um trecho de um texto do compaheiro Frei Betto entitulada "Carta Aberta a Che Guevara" e dai resolvi escrever uma Carta Aberta a Dom Hélder em homenagem a sua história.
De lá para cá, após muitos acessos e comentários de amigos que leram o texto, acabei decidindo em continuar com as Cartas Abertas, em um modelo parecido com o utilizado pelo companheiro jornalista e blogueiro Guilherme Póvoas (www.guilhermepovoas.blogspot.com), que já publicou algumas entrevistas muito boas com personlidades já falecidas e entituladas como "Entrevistas do Além". Entre os entrevistados por Guilherme estão nomes como Roberto Marinho, Michael Jackson, Dona Ruth Cardoso, entre outros.
A partir dai, fiz uma livre adaptação de uma célebre frase de Abelardo Barbosa o "Chacrinha": "Na comunicação, nada se perde, nada se cria, tudo se copia". Então misturei estes elementos com outras idéias e criei as Cartas Abertas. De dezembro quando publiquei a homenagem ao "Dom da Paz", até hoje foram ao todo 10 cartas, sendo uma edição extra (endereçada ao técnico Mano Menezes), onde agradeço ao belo trabalho realizado no Corinthians e desejo sorte à ele nesta nova empreitada.
Como é uma edição mensal, já está definido o tema da próxima carta que sairá no início do mês de setembro, mas para guardar a surpresa, só vou revelá-la quandpo publicar a mesma. No mais agradeço aqui os amigos leitores e desejo muitos outros textos e longa vida para O Observador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário