sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Final da Libertadores com algumas polêmicas

A Copa Libertadores da América 2010, chega agora a sua final e já garante algumas polêmicas para os torcedores que adoram debater sobre futebol. Todas as polêmicas envolvem o adversário do Internacional de Porto Alegre, que tentará o bi campeonato. O time do Chivas, já vem envolvido em polêmicas desde o início da Libertadores, pois com o surto da gripe H1N1, que assustou o mundo e teve como foco principal a América do Norte, o time de Guadalajara, que na época disputava a competição acabou abandonando a competição por ser proibido de jogar em seu país. A justificativa era o surto da tal "gripe suína".
Por conta desse fato, tanto o Chivas, como outro time mexicano acabaram voltando para a Libertadores 2010, já nas Oitavas-de-Final. Somente as atitudes da Conmebol com relação ao Chivas e ao futebol mexicano, já seriam suficientes para muitos debates acalorados. Primeiro motivo é o fato de que o Chivas, por ser mexicano, não pertence a Conmebol e assim sendo não deveria disputar a Libertadores, que deveria contar apenas com times da América do Sul.
Mas por questões financeiras, o México tem sim vagas na Libertadores e também na Copa América. A única restrição é que em caso de conquista das competições eles ficam com os títulos, mas não se classificam para o Mundial Interclubes e a Copa das Confederações. Particularmente, mesmo torcendo na final deste ano para o time mexicano, acho que eles não poderiam disputar tal campeonato, por serem federados em outra entidade. Mas já que jogam acho também uma grande bobagem eles não poderem ter os benefícios reais do campeão. Acredito que todos que estejam na disputa, podem ser campeões e usufruir dos benefícios disso, basta que chegue a final e a vença.
Agora, a última polêmica envolvendo o representante da América do Norte, faz referência ao estádio do Chivas, mais precisamente o gramado do mesmo. O Internacional reclama do fato de o estádio ter gramado sintético, algo incomum no futebol brasileiro e por isso o time gaúcho não quer jogar na casa do adversário. O colorado prefere que a partida seja no famoso estádio Jalisco, também em Guadalajara, ou então no estádio Azteca na capital.
O problema da queixa feita pelo time brasileiro é que o regulamento é omisso quanto a isso, logo, não há problemas jogar em gramado sintético. Aliás tal reclamação beira o ridículo, pois mais parece choro de perdedor, já antecipado e certamente em caso de derrota, o time de Porto Alegre lembrará desse fato para justicicar o revés. Além é claro de que caso tal fato crie jurisprudência, em breve teremos times reclamando por causa da chuva, do frio, do calor, da altitude (como já acontece com as seleções de Bolívia e Equador), ou seja, as equipes estudarão desculpas cada vez mais exdrúxulas para querer não jogar em determinado lugar, ou para justificar derrotas.
É preciso agora que a final se aproxima, de que tanto Inter quanto Chivas pensem apenas em jogar bola nas duas partidas da final, para sabermos quem realmente merece ser campeão do principal torneio interclubes da América do Sul.

Um comentário:

  1. Esses caras estão sempre chorando!

    Isso lembra a final da Copa do Brasil, ano passado!

    Não é à toa que ganharam o apelido de Chororados!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir