sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Contradições da oposição

A oposição ao governo Lula continua a meter os pés pelas mãos e não para de ter atitudes contraditórias. A última oportunidade para isso, aconteceu na Dinamarca, durante a Conferência do Clima, onde o Brasil teve uma participação destacada e contou com uma delegação repleta de políticos, tanto da situação, quanto da oposição.
Lá na busca por alternativas para combater o aquecimento global, o governador paulista José Serra, propôs que o Brasil doe algo em torno de US$ 1 bilhão de dólares, para um fundo que seria criado para ajudar os países mais pobres a combater o grande vilão do século XXI. É uma ótima idéia e mesmo com a resistência da ministra Dilma, poderia sim ser implantado, claro que o valor a ser doado variaria conforme a riqueza/poluição do doador.
Mas mesmo com todo o benefício que a proposta do tucano, endossada pela neo oposicionista Marina Silva do PV, ela é sim uma grande contradição, afinal tempos atrás quando uma forte crise abalou as finaças mundiais, o governo Lula emprestou muito dinheiro ao Fundo Monetário Internacional, passado a ser credor do mesmo e ainda assim foi duramente criticado pela oposição e também pela imprensa.
E é ai, que se encontra a contradição do discurso oposicionista. Por que teria sido um erro emprestar dinheiro ao FMI, mas não seria algo errado emprestar dinheiro, independente de quantia para este fundo ambiental? Ao que parece, a oposição continua sofrendo com o mesma doença, que a acometeu desde 2002. A "síndrome dos dois pesos e duas medidas," ou talvés a doença seja algo mais grave, a síndrome do modismo agudo", pois infelizmente ainda é desta forma que a questão ambiental vem sendo tratada em todo o mundo, ela apenas esta na moda, quando na verdade deveria ser prioritaria para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário