sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Relembrando os velhos tempos

Recentemente, após uma reunião com vários colegas de profissão para tratar da I Conferência Regional de Comunicação do Norte Fluminense, eu e mais três amigos jornalistas acabamos relembrando os anos 80, quando a maioria de nós éramos apenas crianças que se divertiam de uma forma mais saudável que as atuais.
Não isso não é saudosismo, mas sim uma triste constatação. Lembramos de alguns símbolos dos famosos anos 80. A primeira lembrança citada foi o famoso personagem Topogigio, que além de ter um seriado era também um boneco, que fez sucesso entre a garotada. Outros sucessos relembrados foram o jogo eletrônico Gênius, baseado em uma seqüência de som e luzes.
A rápida conversa foi evoluindo até chegarmos ao famoso e pioneiro vídeo game Atari e o jogo baseado no desenho Os Smurfs, que também fez sucesso naquela década. Outro brinquedo que marcou época e foi citado no bate papo foi o Pogoball um brinquedo formado por uma bola de borracha e uma base de plástico, onde as pessoas pisavam na base de plástico para se locomover pulando.
Quando citamos o Atari e alguns de seus jogos como o Enduro, primeiro jogo eletrônico de corrida e que como não poderia deixar de ser devido à tecnologia da época podia ser considerado bem “tosco”, lembramos também de outro vídeo game de sucesso na época o Master System.
Ao sair da reunião fiquei com estas lembranças na cabeça e foi inevitável migra-la para a música, tão marcada, seja por causa do Rock Brasil, que lançou tantas bandas de sucesso como Paralamas, Legião, RPM, Titãs e tantas outras, ou pelas músicas voltadas para o público mais infantil cantadas por grupos como Balão Mágico.
Elas até voltaram a fazer sucesso recentemente com a chamada Festa Ploc que só toca estas músicas e tem este nome em uma referência ao famoso chiclete, que era sucesso entre a criançada. Lembrei também de outra conversa recente que tive com outros amigos sobre os desenhos que marcaram aquela década e que hoje não existem mais.
Nesta conversa sobre os desenhos, foram lembrados clássicos como Thundercats, Comandos em Ação, Caverna do Dragão, entre outros que já não existem mais e que foram substituídos por outros, principalmente japoneses, que possuem uma qualidade duvidosa.
Devido á proximidade que tenho com jovens desta geração atual, lamento que a qualidade e o chamado discurso dos atuais desenhos e também das músicas tenham perdido tanta qualidade é impossível não lembrar o quanto era feliz, ainda que sem saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário