quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A crise existe sim

Após todo o desenrolar da crise que afetou em cheio o Senado e feriu gravemente o Partido dos Trabalhadores, que por um bom tempo se mostrou dividido em apoiar ou não o Presidente da casa, envolvido em tantos escândalos. O Presidente Lula deu mais uma vez uma declaração infeliz ao afirmar que não há crise no partido. Ela existe sim e precisa ser combatida, o interesse nas eleições do próximo ano e na governabilidade do país, aproximou muito o partido do Presidente com o PMDB.
Por causa destes interesses, foi se tornando comum a formação da aliança PT/PMDB em diversas cidades e estados. E foi esta aliança e aproximação que jogou o nome e a história do partido pela janela. Como resultado temos a saída quase que simultânea, ainda que por motivações diferentes de dois senadores e ainda a renúncia da liderança do partido na casa. Estes comportamentos mostram que existem sim uma crise e um racha interno no PT. E por isso, ao dar este tipo e declaração, o Presidente erra.
O Partido dos Trabalhadores precisa urgentemente de uma ampla reestruturação interna que o reconduza ao caminho que ele trilhava quando surgiu. E a melhor forma de se conquistar este avanço é permancer no partido e participar dos processos que podem alterar a rota em que o partido se encontra. A hora da mudança se aproxima, esta chegando o Processo de Eleição Direta (PED) e é através dele, com a renovação da diretoria partidária em todas as instâncias que esta mudança terá começo.
Quem conhece o partido, sabe que existe um grupo amplo que é contrário a estas alianças que a princípio são feitas apenas para garantir uma falsa maioria que não atua da maneira como deveria. É este grupo que corrigirá a rota do partido, levando o a denfenser de maneira mais enfática, bandeiras históricas levantadas pelo partido e pela sua militância.
É no PT representado por este grupo que eu acredito. Como já escreveu certa vez o companheiro Frei Betto: "...O escândalo da inquisição não faz os cristãos abandonarem os valores e as propostas do Evangelho, do mesmo modo, o fracasso do socialismo no Leste europeu não induzir ao descarte do socialismo do horizonte da história..." e agora dando continuidade ao pensamento de Frei Betto, não serão os erros do PT, que me farão desacreditar no partido, muito pelo o contrário, servirão apenas de alertas para ver que a luta por um outro partido continua e ainda há muito o que se lutar, por isso não posso abandonar o campo de luta neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário