domingo, 30 de agosto de 2009

Mais um partido híbrido

Muito antes da crise que assola o cenário político brasileiro, ganhar as manchetes e provocar mais um debate sobre a coerência dos partidos com as ideologias que os criaram, já era comum vermos partidos que podem ser classificados como híbridos, ou como esta na moda ultimamente "totalflex". Era e continua sendo comum, vermos partidos pequenos, muitas vezes classificados também como partidos de aluguel, atuando de forma híbrida, ou seja, mudava de rumo se adaptando a situação do momento.
Mas, além de vários partidos pequenos nesta situação temos também alguns grandes como é o caso do PMDB, que sempre esteve no poder desde a redemocratização, independente da linha política do partido que "encabeçou" o governo. Talvez o mais novo exemplo de partido híbrido seja o Partido Verde, afinal o PV do deputado Gabeira, famoso por lutar contra ditadura ao lado da esquerda brasileira, hoje se aproxima de partidos como PSDB, PP, DEM, PR entre outros.
O Partido, que surgiu com a bandeira da ecologia e do desenvolvimento sustentável, já foi próximo até do governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, "premiado" pelo Greenpeace com a "Motosserra de Ouro". Isso mostra como o comportamento do partido do deputado Gabeira, que afirma lutar pela moralização e coerência na política, esquece o discurso em nome do poder.
O mais lamentável desta história é que a senadora Marina Silva ex Ministra do Meio Ambiente tenha deixado o partido que fundou para entrar neste partido flex. Afinal, Marina deixou o ministério por discordar da aproximação que o governo vinha fazendo com os grandes produtores rurais, deixando de lado a causa ambiental.
Já que outro assunto em voga no cenário político é a reforma eleitoral, é preciso que todos os partidos façam antes uma reforma interna, aproximando mais os ideais que fundaram os mesmos das práticas atuais, deixando assim, claro para o eleitor e o filiado, quem é quem. Caso contrário, de nada adiantará fazer uma reforma política, pois a classe política e os partidos continuarão desacreditados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário