terça-feira, 29 de novembro de 2011

O que é ser grande no futebol?

Já ouvi muitas teorias sobre o que é preciso para ser um dos grandes do futebol. Os critérios vão desde torcida, o que particularmente discordo até a ter seu próprio estádio, o que discordo absolutamente. O mais comum é ouvir com o argumento para isso a história e as conquistas alcançadas pelo time. Essa é a justificativa com a que mais me identifico, porém, tenho ainda uma resalva com relação a este critério. 
Acredito que não basta ter multidões de torcedores, enormes galerias de títulos e estádios de alto nível, para ser um dos grandes do futebol. Alguns times que considero grandes, não tem torcidas tão numerosas, mas possuem história, tradição, conquistas e estádio. Para outros faltam estádios, mas possuem os outros fatores. Vejamos por exemplo: Quem é maior, o Manchester United, ou o Flamengo? O primeiro tem mais títulos, movimenta mais dinheiro, tem estádio, mas não tem uma legião tão grande de torcedores como o rubro-negro carioca, que não tem seu próprio estádio. 
O mesmo comparativo pode ser feito entre Corinthians e Milan, sendo que nenhum deles tem "casa própria", mas o primeiro tem mais torcida e o segundo mais conquistas. Por isso, não levo fé nesses fatores como sendo algo decisivo para taxar alguém como grande ou pequeno. Vejamos outro exemplo: A Inter de Milão - atual campeã do mundo, não possui estádio, já o Chelsea tem seu campo, mas não tem as conquistas histórias e a tradição do time italiano.
Acho que para ser considerado um grande clube, o time precisa estar lutando por conquistas a cada competição e de preferencia ganhando algumas em espaços curto de tempo. Assim sendo é claro que a grandeza não é algo definitivo e ou estático, no futebol, mas sim algo sazonal. Muitos dos times que hoje são tidos como gigantes, foram até pouco tempo atrás, times pequenos e ou medianos. O próprio Manchester United é exemplo disso, até a chegada de Sir Alex Ferguson, para ser técnico do time, ele era mais um time inglês com uma bela história e um presente mediano, hoje 25 anos depois é novamente a principal força do futebol na terra da rainha e um dos gigantes da Europa.
Assim, sendo acho que o importante é que jogadores, comissões técnicas, dirigentes e torcedores fiquem de olho no desempenho atual de sua equipe, afinal ele é fundamental para afirmar se o time ainda é grande ou não, futebol não vive de história por mais que ela deva ser respeitada, mas não adianta querer estar ligado a um clube que já teve muitas glórias, porém atualmente anda tão em baixa que é esquecido pelas pessoas. Não adianta ter história e radição se não se consegue honrrá-las, não basta ter sido grande um dia é preciso ser grande a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário