sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Uma notícia estranha

Muitos leitores deste blog podem até não saber, mas sou jornalista formado pela Universidade Cândido Mendes, campus Niterói, onde aliás fiz ótimos amigos e aprendi bastante tanto no lado profissional, como no lado cultural e hoje sou surpreendido por uma notícia no mínimo estranha. Por questões ideológicas, principalmente no campo da comunicação, sempre acompanhei o trabalho desenvolvido pelo pessoal do Jornal Fazendo Média, que para mim é um dos maiores exemplos de mídia alternativa e pensante, que existe no país.
Entretanto, hoje (26), fui pego de surpresa por um comunicado do pessoal do Fazendo Média, que me preocupa, a última edição do jornal impresso deles foi impedida de circular em um campi da UCAM, que também tem o curso de jornalismo. A censura e não há outro termo para classificar esta ação aconteceu na Cândido da Tijuca, onde na minha época estudou muita gente boa, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. Entre estas pessoas posso citar aqui a jornalista Nádia Haddad, hoje na Band e que foi parceira de estágio na Rádio Carioca 710 AM, no programa Comunicação em Ação produzido pelos alunos da UCAM, tanto de Niterói, quanto da Tijuca.
É lamentável que isso tenha acontecido neste campi e na visão deste observador, é mais do que necessário que a direção da instituição, reveja seus conceitos como também se desculpe pelo ato falho. Não se pode aceitar que uma instituição de ensino, que tenha como objetivo formar profissionais da comunicação, pratique algo tão maléfico ao jornalismo como a censura. Por isso a direção do campi se pronuncie sobre o ocorrido e desfaça este embaraço.
Quanto a justificativa de que o jornal faça o apoio ao mandato de um parlamentar, sinceramente não vejo problemas afinal tal apoio é exposto no expediente e não nos textos das matérias, onde aliás não se pode ter tal prática em momento algum. Por isso é preciso que a universidade reconheça sua falha e volte atrás de sua decisão. O processo democrático só é possível, quando feito através da exposição do maior número de ideias diversas e assim sendo é um direito tanto do Fazendo Média, quanto dos alunos da instituição de expor/ter conhecimento dessas ideias. 
Já a universidade, pode e deve expor suas opiniões e ideias nos muitos jornais produzidos pela instituição. Como jornalista, cidadão e ex aluno da UCAM espero que este episódio se resolva o quanto antes para que não se torne uma mancha na bela história desta instituição que não apenas diz, mas tem um diploma de valor desde 1902.
Para ler o texto do Fazendo Média leia aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário