sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dois anos, muitas palavras


Mais um ano vai se completando e a “brincadeira” iniciada com o incentivo de alguns amigos e conhecidos foi ganhando forma e força. Já vamos para o segundo ano do Blog O Observador, afinal foi em 19 de agosto de 2009, que com um texto que tratava sobre a questão do sistema penitenciário brasileiro, comecei minha caminhada pela blogosfera de maneira mais séria. Já tive outros blogs e escrevi para sites variados, mas não com a frequência com que escrevo as “observações”.
O nome do blog, como já escrevi para um blogueiro que me perguntou sobre isso, surgiu por conta de alguns veículos de comunicação que admiro, como é o caso do Observatório da Imprensa do jornalista Alberto Dines. Outro jornal que influenciou o nome do blog, foi o tradicional jornal inglês The Observer, publicado aos domingos e associado ao The Guardian, ambos considerados standard quality paper em oposição aos jornais tablóides sensacionalistas daquele país, como é o caso do tablóide The Sun.
Além da questão de jornalismo de qualidade, representada pelos jornais The Guardian e The Observer, ainda tem a questão do posicionamento político-ideológico, os dois apresentam o viés de centro-esquerda, que é a ideologia com a qual mais me identifico.
Aliás, gostaria até que a frequência fosse maior do que a atual, mas a falta de tempo, inspiração ou pauta que considere valer a pena, acabam atrapalhando esse objetivo. Neste tempo, escrevi observações sobre variados temas. De política a esporte, passando por cultura e ao contrário do que eu imaginava, acabei tendo um retorno melhor do que o esperado. Quando iniciei essa jornada, pensava em um espaço, onde pudesse escrever minhas opiniões sobre determinados temas e assim expor as mesmas aos parentes e amigos mais próximos.
Felizmente o blog acabou indo além e hoje, ele já foi acessado por mais de cinco mil acessos em países tão diferentes como Austrália e Eslovênia, que são apenas dois dos vinte e sete países onde O Observador, já foi lido, chegando a todos os continentes. A ideia é continuar a buscar pautas e temas interessantes que aumentem o número de leitores e também o debate que os textos provoquem.
A sessão Carta Aberta, maior marca do blog, continuará a existir com uma edição mensal, sem data certa para ser publicada e com edições extras, quando for necessário. Ela que já foi endereçada a personalidades variadas como Hugo Chavez e Obama, Dunga e Marshall McLuhan, continuará buscando novos personagens sempre com referências ao um fato ligado ao mês da publicação.
Outra ideia apresentada no blog e que terá continuidade é o Prêmio “Fanfarrão do Ano”, instituído no ano passado e dado ao senhor Ricardo Teixeira, pela unificação dos títulos da Taça Brasil, Robertão e Brasileirão, além é claro, pelo conjunto da obra realizada a frente da CBF.
Ao que parece, a edição deste ano promete muita disputa, uma vez que a cada mês aparecem novos fortes concorrentes a este importante prêmio, mas o resultado é algo que só será divulgado no último mês do ano, por tanto ainda será preciso esperar, para saber quem será o vencedor, este ano.
Claro que outras ideias planejadas para esse ano, serão implantadas a partir de 2012, pois não foi possível fazer isso este ano. Fico também no aguardo de sugestões vindas dos leitores deste blog, para novas sessões, prêmios ou coisas do gênero. No mais é festejar a data e continuar buscando repeti-la mais e mais vezes.

3 comentários: