segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Uma justa homenagem


Como todos sabem, a cada Copa do Mundo, as bolas oficiais do maior campeonato de futebol do mundo ganham nomes, o mesmo vale também para as pelotas utilizadas no torneio olímpico. Dificilmente esqueceremos da afamada "Jabulani", que tanto marcou a Copa da África do Sul, ano passado e já tem gente no aguardo da bola Albert, que rolará nos gramados ingleses durante os Jogos Olímpicos de Londres no ano que vem.
Porém, já pensando na Copa de 2014, um grupo de torcedores/internautas, lançou uma bela campanha para batizar a bola que será utilizada no Brasil, daqui a três anos. O nome sugerido: "Gorduchinha" e surgiu em uma homenagem a um dos maiores locutores esportivos do Brasil. Quem nasceu nos anos 80, não esquece do famoso bordão do radialista Osmar Santos "Pimba na Gorduchinha". E inspirado nisso, o grupo lançou a campanha para que a Adidas batize a bola como Gorduchinha. Uma bela e justa homenagem à este que é ainda hoje, mesmo impedido de radiar partidas, por conta do acidente de carro sofrido anos atrás, continua sendo um dos maiores nomes da imprensa esportiva nacional.
Para os mais novos que podem não saber quem é Osmar Santos, ele atuou como locutor esportivo em vários veículos de comunicação como as rádios Jovem Pan, Record e Globo, além de trabalhar também na televisão onde narrou jogos pela Globo, Record e a finada Manchete, na Copa de 1986, no México atuou como primeiro locutor na TV Globo, como primeiro locutor, ao lado de Galvão Bueno e Luiz Alfredo. Quatro anos depois voltou a narrar jogos de uma Copa, desta vez na Itália, onde trabalhou na TV Manchete, ao lado de Zagallo, que ficou nos comentários das partidas. Também trabalhou ao lado de Fauto Silva, o Faustão e de Juarez Soares. 
Osmar Santos também teve atuação importante na campanha das Diretas Já!, chegando inclusive a receber propostas para se candidatar a cargos eletivos, porém nunca aceitou tais convites. Além do famoso bordão "Pimba na Gorduchinha", é autor de outros clássicos da locução, como "Ripa na Chulipa", além da expressão "Animal", que marcou a carreira do ex jogador e atual cometarista Edmundo
A idéia partiu de um publicitário e começou a ganhar corpo na última semana, quando Osmar Santos completou 62 anos. A campanha já possui perfis em redes sociais bastante populares como o twitter - @Goduchinha2014 - e o facebook - Gorduchinha Copa 2014-. Portanto, entre para esta campanha/homenagem você também e divulgue a mesma. Possívemente o nome da bola da Copa 2014, será escolhida através de votação pela internet, assim como aconteceu com a Jabulani e com a Albert, portanto, a campanha deverá se estender até 2013, quando deve acontecer o anúncio da escolha, até lá apoie a causa, o homenageado merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário