segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FSM pode ter Fórum Mundial de Mídia Livres e Alternativas

Publicado em 28.02.11 - Por Agência Carta Maior*

Assembleia pelo direito à comunicação, realizada no Fórum Social Mundial 2011, no Dacar, aprovou no dia 11 de fevereiro uma declaração em defesa do direito à comunicação. Organizações que assinam documento anunciam intenção de organizar um Fórum Mundial de Mídias Livres e Alternativas em 2012 no bojo do processo do Fórum Social Mundial. Declaração denuncia ausência quase generalizada de leis que garantam o acesso dos cidadãos à informação. Leia o documento:

Nós, sujeitos da informação alternativa e militantes que utilizamos a comunicação como uma ferramenta de transformação social.

Constatando, num contexto mundial caracterizado:

- pela influência dos poderes políticos, econômicos e industriais sobre a comunicação e a instrumentalização da informação pelos Estados;

- pela negação, obstaculização e repressão à liberdade de expressão dos povos;

- por pouco ou nenhum acesso à informação garantido ao conjunto dos cidadãos;

- pela repressão violenta contra os cidadãos e sujeitos da informação;

- pela mercantilização e a uniformização da informação;

- pela desconfiança crescente da opinião pública em relação à informação veiculada pelas mídias tradicionais,

Observando em particular na África:

- a ausência quase generalizada de leis que garantam o acesso dos cidadãos à informação;

- uma liberdade de expressão e de imprensa restritas por leis liberticidas;

- entraves ou censuras feitas às comunidades pelo exercício da comunicação comunitária,

Que, ao mesmo tempo, perspectivas se colocam diante destas constatações preocupantes, tais como:

- uma tomada de consciência e uma capacidade maior dos cidadãos de participar da produção e veiculação de informação para promover a justiça social;

- a emergência de mídias alternativas e cidadãs que contribuem com transformações sociais e políticas, como mostram os recentes acontecimentos na Tunísia e no Egito.

Declaramos que o direito à comunicação é um direito fundamental e um bem comum da humanidade.

E nos engajamos a:

- defender, apoiar e promover todas as iniciativas que garantem e reforçam o direito à comunicação e à informação como um direito humano fundamental;

- disputar um marco regulatório e legislativo para as mídias públicas, alternativas e comunitárias, garantindo o exercício do direito à comunicação inclusive através do acesso a frequências de radiodifusão;

- reconhecer e proteger os sujeitos da informação e da comunicação em todo o mundo;

- criar e reforçar as sinergias entre todos os sujeitos da transformação social;

- promover o acesso, a acessibilidade e a apropriação das mídias e das novas tecnologias de informação e comunicação por todos os cidadãos, sem restrição de gênero, classe, raça ou etnia;

- promover mecanismos de comunicação permanente entre os atores, os participantes e as organizações dos Fóruns Sociais, sobretudo o Fórum Social Extendido e as experiências de comunicação compartilhada;

- apoiar o desenvolvimento e fortalecimento das mídias comunitárias e alternativas;

- combater a censura e garantir a liberdade de expressão na internet;

- refletir sobre um modelo de financiamento que garanta a viabilidade, a sustentabilidade e a independência das mídias alternativas;

- colocar as questões ligadas ao direito à comunicação no centro do debate do processo do Fórum Social Mundial.

Plano de Ação

- Realizar campanhas de informação e sensibilização sobre temas chave da agenda internacional (Rio+20, G8-G20, Fórum da Palestina, Durban, etc.)

- Organizar um Fórum Mundial de Mídias Livres e Alternativas em 2012 no bojo do processo do Fórum Social Mundial.

Enquanto sujeitos da comunicação, afirmamos nosso apoio aos povos tunisiano e egípcio, reivindicando a seus governos o fim de toda a censura e da repressão contra a população e os produtores de informação.

Convocamos igualmente todos os sujeitos da transformação social a unirmos nossas forças na luta pelo direito à informação e à comunicação, sem os quais nenhuma transformação será possível.

Participantes da Assembléia pelo Direito à Comunicação

Abong (Associação Brasileira de ONGs)
Action Jeunesse – Marrocos
African Klomeo Renaissance – Nigéria
AK-Project – França-Senegal
ALAI – Agência Latino-Americana de Informação
Alba TV – Venezuela
Alternatives - Canadá
Amarc (Associalção Mundial de Rádios Comunitárias)
Aphad – Senegal
Arcoiris TV – Itália
Babels
Berlin Carré – Alemanha
Caritas – França
CIC Bata – Espanha
Cdtm72 (França)
Cedidelp (França)
Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada
Citim (França)
Commons Strategies Group – Alemanha
Communautique – Canadá
Editions Charles Léopold Mayer – França
E-Joussour – Marrocos
Federación de Sindicatos de Periodistas – Espanha
FocusPuller – Itália
Forum das Alternativas Marrocos - FMAS
Fundación Quepo – Espanha
Giaba – Guinée Bissau
Guinée Culture – Guinée
HEKS – Senegal
IMC África
Imersão Latina – Brasil
Indymedia
Intervozes – Brasil
IES News Service - Palestine
IPS (Inter Press Service)
KebethCache Women Resource Center – Nigéria
Maison des citoyens du monde (França)
Maison des droits de l’homme (França)
Maison du Monde d’Evry (França)
May First / People link – Estados Unidos
Mission for Youth – Uganda
NIGD - Finlândia
Pambazuca – Senegal
Queens Magazine – Nigéria
Revista Fórum – Brasil
Ritimo – França
Rural Health Women Day – Nigéria
Saharareporters.com – Nigéria
Social Watch – Itália
Solafrika
Soylocoporti – Brasil
Support Initiative For Sustainable Development – Nigéria
Survie – França
TIE – Brasil
TV Star – Senegal
UnisCité – França
UPO – Espanha
Vecam – França
WarriorsSelf-Help Group – Quênia
WSFTV

Contato: Info_fsmdakar@ritimo.org

*Traduzido por Bia Barbosa/Intervozes


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Polêmica & lambanças

Mais uma cortina de fumaças assola o futebol brasileiro. O atual contrato dos clubes do país com as empresas que transmitem os eventos esportivos esta para se encerrar agora neste ano. Como sempre acontece com o nosso futebol, isso já virou motivo para muito falatório. E essa polêmica criada vem servindo apenas para render notícias e encobrir verdades.
A CBF, já não tem credibilidade faz muito tempo assim como o Clube dos 13, que já se igualou a entidade máxima do futebol brasileiro faz tempo e a confusão gerada pela negociação do direito de transmissão se tornou um terreno fértil para se criar factóides que não levam a nada. A cada dia, buscam um novo motivo que justifique a debandada ocorrida no C13. Alegam que o Corinthians se retirou por que a CBF lhe deu um estádio.
Isso é mentira. O terreno onde será o estádio já pertence ao Corinthians faz anos e o projeto de construção do mesmo não tem ligação direta com a CBF. A construção do "Fielzão", será bancada pela iniciativa privada, sem apoio de entidade esportiva ou governamental, o que por si só, joga por terra essa teoria. Alegam também que o Flamengo, rompeu com a entidade que representa os maiores clubes do Brasil, por causa da polêmica história do Brassileirão de 87. Eu não acredito nisso.
Tanto Corinthians, quanto o Flamengo, são duas potências mercadológicas que não podem ser comparadas a maioria dos times do Brasil. Estudos recentes mostraram que ambos são as "marcas" mais valiosas do nosso futebol, com o time paulista figurando entre os maiores do mundo, a frente até de algumas forças européias.
Por isso é evidente que as duas agremiações tenham direito de receber uma quantia maior, referente ao direito de trasnmissão. afinal seria ilógico aceitar que Flamengo e Corinthians recebam o mesmo que América-MG e Atlético-GO. Achar que essa divisão é injusta é populismo boleiro, afinal no futebol profissional o que importa e gerar renda para investir cada vez mais no esporte.
Alguns dirão que em ligas internacionais consagradas, o sistema é diferente do utilizado no Brasil e que estes seriam mais justos, mas eu discordo. Não vejo motivo para que Barça ou Real, ganhem o mesmo que o Espanyol e o Bétiz, não há como comparar estes clubes e por isso nessa negociação os grandes tem que levar vantagens sobre os pequenos. O blog do jornalista Luis Nassif, publicou um texto lembrando que nos EUA, a Meca do marketing esportivo, cada uma das grandes ligas tem seu sistema e que na NFL, buscando um maior equilíbrio o valor repassado pelo direito de transmissão é igual.
Essa forma de partilha é errada por dois motivos: times como o Dallas Cowboys e Washington Redskins, como são mais tradicionais e tem mais torcidas, tem também mais jogos televisionados do que times como Detroit Lions ou Tampa Bay Buccanees, que só marcaram seus nomes na liga por que conseguiram ficar uma temporada inteira perdendo suas partidas.
Para ilustrar melhor isso, convido vocês a pensarem como empresários. Se fossem ligar o nome de suas empresas a um destes times, qual seria a opção de vocês? Pois bem, agora transfira esse pensamento para o nosso futebol e chegaram a conclusão de por que os grandes clubes merecem receber mais do que os médios ou pequenos.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Valeu Ronaldo!


Pois é, acabou. Chegou ao fim a gloriosa carreira do melhor centro avante da história do futebol. Não atoa, ele foi craque por onde passou e recebeu o apelido de Fenômeno. Ronaldo, para a tristeza dos amantes do futebol anunciou que deixa os gramados. Após uma longa séries de conqusitas que marcaram de forma definitiva seu nome no hall dos gênios da bola, aos 34 anos, depois de uma série de graves lesões, que colocaram em dúvida, seu retorno aos campos, por algumas vezes, o maior artilheiro da históriadas Copas, anunciou o fim de sua gloriosa jornada.
Durante um bom tempo, ouvi de muitas pessoas mais velhas, provocações como: Ah, você não viu a seleção ser campeã em uma Copa! Ah, você não viu o Pelé jogar! À esses respondi em 94 e em 2002, com o tetra e o penta campeonato. para a segunda provocação, pude dizer: Não vi o Pelé, mas vi o Ronaldo! Afinal ele foi o grande jogador das duas últimas décadas, quando além de ganhar vários títulos importantes em grandes clubes como Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians, ainda ganhou duas Copas do Mundo com a seleção, foi o grande destque da Copa de 2002 e se tornou o maior artilheiro da história das Copas.
Além das conquistas no futebol europeu, após uma séria lesão e a descoberta do hipotiroídismo, Ronaldo aceitou o desafio de vir defender o Corinthians, que se aproximava do centenário e buscava a rápida recuperação da queda para a segunda divisão. No melhor estilo capitão/coronel Nascimento, o Fenômeno veio para o Brasil para ser mais um no bando de loucos e fez o que era esperado, afinal "missão dada é missão cumprida, parceiro".
No Corinthians, ele além de conquistar títulos, consolidou o nome do time no exterior e angariou alumas centenas de novos torcedores, ampliando ainda mais a nação corinthiana, rebatizada agora de República Popular do Corinthians. Por toda a sua carreira e pelas várias recuperações pelas quais passou fica aqui o agradecimento, das torcidas do Brasil e do Corinthians. Valeu Fênomeno, obrigado por ter defendido a seleção e o Timão.
Mesmo com as críticas que recebeu, não se esqueça: Assim como o Corinthians, voc~e é maior do que tudo isso.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

"O povo derrubou o regime"

O povo festeja nas ruas a queda de Mubarak (Crédito:AFP)

A frase a cima foi gritada por milhares de egípicios que festejavam o fim da era Mubarak no país. Após 30 anos no poder, o ditador de 82 anos deixa o governo. A renúncia foi o último capítulo da revolta que tomou conta do país, nos últimos dias. Após uma série de manifestações populares, que iniciaram na Tunísia, onde a população também derrubou o ditador, o mundo árabe passou por um tsunami de convulsões sociais, que varreu o norte da África e chegou ao Iêmen, no Oriente Médio.
Mesmo com o início das manifestações na Tunísia, o centro das atenções sempre foi o Egito, pois não é de hoje que o país vivia uma ditadura controlada com mão de ferro por parte de Hosni Mubarak, que no dia 11 de fevereiro, um dia após ensaiar sua renúcia e frustrar a todos com o pronunciamento de que ficaria até setembro no poder, finalmente caiu em si e deixou o governo do país.
Mas a renúncia do ditador, muitas vezes tido como presidente, tanto pela Comunidade Internacional, quanto pela imprensa hegemônica mundial, infelizmente não é garantia de dias melhores para a população do país, afinal a princípio a transição até as próximas eleições em setembro, o país será governado pelas Forças Armadas, deixando assim a possibilidade de um novo golpe ainda viva.
Os últimos acontecimentos mostram que o povo egípicio tem poder para tomar em suas mãos o destino do país e buscar dias melhores, mas é preciso ficar atento aos atos futuros até o final do ano, quando finalmente o país terá a oportunidade de consolidar a democracia na terra dos faraós.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Uma ditadura agonizando

Não é de hoje que o Egito chama a atenção da humanidade, desde os tempos dos Faraós, que aquela região é olhada e estudada com atenção pelo resto do mundo. Mas agora não são as pirâmides ou múmias que atraem as atenções para o país do rio Nilo. A cerca de um mês, a sociedade civil nos países árabes do norte do continente africano começaram a passar por uma séria convulsão social, provocada pela luta por democracia incialmente na Tunísia e se espalhando-se por todos os países vizinhos, chegando ao Egito, onde se tornou algo insustentável.
A realidade egípicia é a seguinte. O país vive a 30 anos, sob uma ditadura que já mudou de direção com o passar dos anos. Quando o ditador Mubarak assumiu o poder no país, o governo chegou a acenar uma aproximação com a antiga União Soviética, ainda durante a jádistante Guerra Fria, mas desde o encerramento da mesma, Mubarak "virou a casaca" e passou a ser um importante aliado dos EUA.
Assim como na Tunísia, a população capitaneada pela juventude acabou por tomar as ruas pedindo democracia, liberdade e claro a renúncia do ditador, a praça Tharir, foi palco de cenas que lembravam a praça da Paz Celestial, na China um dos palcos mais famosos de manifestações por reformas e democracia. Com o acirramento dos ânimos, os egípicios e a Comunidade Internacional, ficaram no aguardo do pronunciamento de Hosni Mubarak, na expectativa de que o mesmo renuncia-se.
Mas para decepção de todos, o ditador afirmou que não sairá até setembro quando haverá novas eleições (das quais ele não participará), até lá o Egito viverá os últimos momentos desta ditadura, que sempre contou com a conivência das potências mundiais. Mubarak anunciou algumas poucas alterações na Constituição e ficou nisso.

Novidades em breve

Quando em agosto de 2009, criei este blog via nele o espaço para escrever textos sobre temas variados, o que aliás venho fazendo desde então. Desde os tempos de faculdade, não achava como aliás continuo achando correto essa história do jornalismo contemporâneo de rotular: "fulano" é jornalista de esportes, "ciclano" é jornalista de política, "beltrano" é jornalista de cultura. Sou da turma que afirma: Jornalista é jornalista e por isso tem que ter conhecimento e registrar o tema que a pauta exige.
É evidente que temos grandes jornalistas que atuam apenas em um determinado setor ou editoria, mas mesmo assim continuo defendendo os jornalistas que joguem, ou pelo menos tentem "jogar nas 11". Por isso, foquei o blog nas "editorias que mais aprecio escrever. Dai veio o nome com neutralidade quanto ao tema "O Observador". Desde a estréia até hoje, busco implantar algumas inovações visando a melhoria do blog. De lá pra cá, institui a coluna mensal "Carta Aberta", que teve início em dezembro de 2009 e vem desde então sendo direcionada à alguma personalidade ligada ao mês em questão .
Outra novidade foi a criação do prêmio "Fanfarrão do Ano", direcionado à alguma personalidade que tenha se destacado de maneira negativa durante o período. Agora em 2009, outras novidades virão. Em breve os motores das mais variadas categorias do automobilismo mundial, serão ligados com o início das temporadas. Com isso, passarei a escrever duas colunas sobre as corridas. Elas terão os nomes de "Esquentando os Motores" e "Bandeira Quadriculada".
Na primeira escreverei uma análise das equipes e pilotos e a expectativa quanto as corridas. Na segunda teremos a análise de como foi cada etapa. A princípio, abordaremos nela três categorias: a F1, a Fórmula Indy e a Stock Car, podendo se estender futuramente à outras categorias. Com essas mudanças buscaremos uma maior diversidade e abrangência de público e temas, consolidando ainda mais o blog.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Subvertendo a lógica

Futebol e lógica, nem sempre andam juntas e no último domingo no Pacembu, não foi diferente. O derby paulsitano apresentou dois grandes clubes em situações bem diferentes. De um lado o Palmeiras, como mandante e embalado com a liderança e uma sequência de cinco partidas sem derrotas. Do outro o visitante Corinthians, vindo de crise pós eliminação na Libertadores e uma sequência de tropeços. Pelo o que se desenhava antes do clássico o time da Barra Funda era sim o favorito à vitória.
Mas como todo clássico é imprevissível, este não poderia ser diferente. Mesmo tendo melhorado após as mudanças realizadas pelo técnico Tite, o Corinthians não evoluiu a ponto de ser superior em campo e o Palmeiras acabou dominando a partida. Mas o domínio, não gerou resultados e o ataque alvivere sempre parava na defesa corinthiana e nas mãos da "muralha" Júlio César, que aliás foi o nome do jogo.
Como todo clássico envolvendo esses dois times o jogo foi bastente disputado e tudo indicava que terminaria empatado, aumentando assima incrível sídrome de empates que vem assolando o Corinthians, nos últimos dias. Até que aos 38 minutos do segundo tempo, após uma bela jogada envolvendo Moraes e Alesaandro, o lateral entrou livre na área e finalizou sem chances para o goleiro Marcos.
Era o que o Corinthians precisava para amenizar a crise e buscar ânimos para superar mais uma eliminação na Libertadores da América. Ainda é cedo, para dizer que os problemas estão resolvidos no Parque São Jorge, mas a vitória no clássico apontou o caminho. O time começou a querer se acertar e ainda haverá em breve, a chegada do bom reforço Liédson, o que certamente fará o time evoluir.
Além de acalmar os ânimos, a vitória de domingo deu moral aos corinthianos, pois coloca o time definitivamente na briga pela classificação, além de manter a invencibilidade contra o maior rival, que já não ganha do Corinthians desde 2009.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Carta Aberta ao Tite

O Corinthians não começou bem a temporada, seus resultados não condinzem com a tradição alvinegra, escrevo isso não por causa de mais uma eliminação na Libertadores da América, mas também pela série de empates que vem desde o Brasileiro do ano passado e que provocaram estragos no time. É evidente que a falta de reposição de jogadores de grande nível influenciou nos resultados, mas o principal motivo ao meu ver é o esquema tático adotado pelo senhor.
Já ficou claro que o esquema atual não funciona com esses jogadores é preciso mudança urgente. O time precisa recuperar o bom futebol dos anos passados e voltar a ganhar. Caso os tropeços se repitam a pressão só aumentará ficando insuportável. Mas como já diz a sabedoria popular, nada melhor do que um dia após o outro, quer dizer, no caso do futebol, nada como um jogo após o outro. A próxima partida, é contra o Palmeiras, líder do paulistão e nada como uma vitória no clássico contra o maior rival para curar a ressaca da eliminação.
Vencer o Palmeiras agora é obrigação, por causa da eliminação no torneio sul americano e também para mostrar força de recuperação no campeonato paulista que agora, mais do que nunca passou a ser obrigação para o time. Felizmente um reforço já veio e outros ao que parece, ainda virão, fortalecendo assim o elenco para a disputa do Brasileiro e consequentemente uma nova vaga nocompetição continental.