sábado, 9 de outubro de 2010

Um debate necessário

Chegou o dia. Finalmente após muitos comentários, foi para as telonas do cinema a esperrada continuação de Tropa de Elite. Filas enormes aguardavam a abertura das salas de cinema em todo o Brasil, tudo isso para ver o "Tropa de Elite 2, o inimigo agora é outro". Assim como já aconteceu no primeiro filme, etse também traz algumas polêmicas e temas para importantes debates.
Por que nosso sistema penitenciário é falido? Por que nossas polícias são despreparadas e sem estrutura? O filme tem papel fundamental para levantar estas questões e contribuir com este importante debate, que faz tempos a sociedade precisa fazer. Estamos atravessando um período político e infelizmente o tema da segurança pública não vem sendo tratado da maneira como deveria. É preciso que os políticos passem a olhar com mais atenção para essas questões.
O filme utiliza uma forte mistura de ficção e realidade ao retratar com personagens fictícios, situações que realmente aconteceram e que esta no cerne da questão de segurança pública. Assim como no primeiro filme, o de agora faz críticas ao comportamento da polícia, tanto à PM, quanto a sua tropa de elite, no caso o BOPE. A ação deles no presídio, mostra bem os erros da elite policial e na sequência, o filme também mostra o por que desses erros.
Tropa de Elite 2 é um filme imperdível e isso por vários motivos. É uma ótima produção, com um grande elenco e que por tratar de temas perturbadores como violência, corrupção e (in)segurança pública, já entra para a vasta lista de filmes para serem debatidos em busca de soluções para as mazelas denunciadas por eles. Tropa de Elite, aponta mais uma vez de que nada adianta combater o crime e a violência, com mais violência e atuando apenas nas extremidades do problema. É preciso ir mais fundo na questão, afinal como afirma no filme o agora Coronel Nascimento, "O buraco é bem mais embaixo."
É necessário que se combata tanto a corrupção policial, quanto a corrupção eleitoral para se começar a solucionar estas questões, que tanto incomodam nossa sociedade. Enquanto a sociedade não acordar para este fato, estaremos fadados a ver novos casos que inspirem filmes como o Tropa de Elite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário