sábado, 20 de fevereiro de 2010

O risco da II Guerra das Malvinas


As Ilhas Falklands, conhecida também como Malvinas, voltou ao noticiário internacional ao ser recolocada como o centro de desentendimentos envolvendo a Argentina e a Inglaterra. O motivo foi o anúncio do governo britânico de iniciar a exploração de petróleo nas ilhas. O pequeno arquipélago, já foi durante os anos 80, cenário de uma guerra entre os países e provocada pelo ditador sul americano que estava com sua popularidade em baixa.
Como todos sabem, a guerra foi a tragédia que serviu apenas para sepultar o regime populista e totalitário que governava a Argentina. Agora, os objetivos ingleses, parecem ter despertado a ira do governo de Cristina Kirchner,que também não esta com uma boa popularidade e que vem marcando seu governo com muitas medidas populistas, que compromentem a credibilidade do país. Claro que o governo argentino vem conquistando alguns bons avanços nos últimos anos, como foi o casodo novo marco regulatório da radiodfusão.
Mas no caso envolvendo as ilhas, o governo portenho erra e feio. Já faz muitos anos que essas ilhas pertencem ao Império Britânico e a população que lá habita é de colonização claramente inglesa. A guerra nos anos 80, ainda marca e muito a memória dos dois lados e na é preciso muito esforço, para saber qual seu resultado final. Militarmente falando, não há como comparar os dois lados e mesmo que a questão seja tratada, apenas no campo diplomático, a situação não mudaria em nada.
Por isso, a única saída para a Argentina é deixar que a Inglaterra, explore o arquipélago, da maneira que lhe convir, afinal qualquer ação contrária, seria motivo para declaração de guerra e isso não seria vantajoso para nosso vizinho, a única imposição que lhe resta é não permitir que navios britânicos utilizem seu território marítimo para alcançar o arquipélago, no mais, no mais nada adiantaria ao governo de Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário