terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Embarque neste trem


Começamos 2010 com as esperanças renovadas e com a certeza de que mesmo com o longo caminho à percorrer, estamos na direção certa para chegarmos em um mundo mais solidário e justo. Este é o dínamo que impulsiona militantes dos mais variados movimentos sociais a seguirem na luta por seus ideais. É esta esperança, que há 10 anos reúne milhares de pessoas no Fórum Social Mundial, que já foi realizado em várias cidades do mundo e que este ano retornou a Porto Alegre, sua terra natal.
Militantes das mais variadas causas participaram das várias atividades do Fórum, que se espalhou pela grande Porto Alegre. Cerca de três mil pessoas estiveram em Lomba Grande, Novo Hamburgo, no Acampamento Intercontimental da Juventude e junto a estes sonhadores, outros milhares se reuniram no dia 25, em frente a prefeitura para participarem da Marcha de Abertura do Fórum. Lá as mais variadas bandeiras estiveram presentes. Militantes da causa ecológica, da juventude, da igualdade racial, da igualdade de gênero, defensores de políticas que salvaguardem a soberania dos povos, estudantes e tantos outros movimentos.
Mesmo com as mais variadas atividades, voltadas de maneira específica para cada movimento ali presente, ficou visível a proximidade e a semelhança das bandeiras defendidas pelos mais variados grupos ali presentes, muitas vezes inclusive, deixando transparecer a interdependência entre os mesmos.
Este foi o grande trunfo do evento que conseguiu garantir a unidade na luta, dos mais variados movimentos sociais e suas bandeiras plurais. O Fórum e o AIJ, apontam que sim, um outro mundo é possível e que precisamos nos unir para alcança-lo. A lição que o Fórum nos deixa é exatamente essa, vamos unir nossas forças na caminhada até este outro mundo possível. O trem já esta na estação, nos esperando, vamos todos, peguemos nossas bandeiras e embarquemos nesta viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário