sábado, 19 de julho de 2014

Manipulando a realidade



Com o registro das candidaturas para as eleições de outubro desse ano, as campanhas começam a ganhar rosto e força e com elas virão as propagandas e as pesquisas eleitorais.

Nessa semana, o Instituto Datafolha, divulgou sua última pesquisa sobre a eleição presidencial. Segundo o Datafolha, Dilma lidera a corrida com 36% das intenções de voto, em segundo parece Aécio Neves, com 20%, em terceiro Eduardo Campos com 8%. Os demais candidatos, não alcançaram 1%. A margem de erro da pesquisa é de 2% para mais ou para menos.

Pela legislação eleitoral brasileira, só acontece segundo turno quando o candidato mais votado, não alcança um número de votos que supere a soma de seus adversários. Pelo o que a pesquisa aponta, não será esse o caso da eleição deste ano. Somando os votos da dupla Aécio Neves e Eduardo Campos chega-se a 28% das intenções de voto, com a margem de erro, podemos chegar a 30%.

Essa soma não supera os números da atual presidenta nem se considerarmos a variação da petista para o cenário mais negativo. Dilma teria 34%, ou seja, teria ainda uma vantagem de 4%, o que eliminaria qualquer possibilidade de segundo turno.

Entretanto, a imprensa hegemônica continua tentando manipular a realidade. Como a pesquisa também levou em conta os possíveis cenários de segundo turno chegaram a conclusão de que no caso de um confronto entre a petista e o tucano, aconteceria um “empate técnico”. Dilma com 44% e Aécio com 40%, com a margem de erro de 2%, existe ai a possibilidade de empate entre os dois candidatos.

Com isso, esses veículos de comunicação, incluindo um jornal de grande circulação que pertence ao mesmo grupo de comunicação que o instituto de pesquisa, estamparam manchetes destacando tal empate técnico. Mais uma vez, a imprensa insiste em “colocar o boi no lugar do bife”, escondendo a realidade. Para ver isso, basta uma rápida pesquisa na internet para ver, o que a imprensa divulgou.

Essa atitude mostra que imparcialidade jornalística é uma peça de ficção em nosso país. A imprensa tem lado e mesmo que tente esconder isso, acaba por deixar suas máscaras cair em algumas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário