segunda-feira, 14 de julho de 2014

É hora de recomeçar

Acabou a Copa e com ela chega ao fim a “Era Felipão/Parreira”, na seleção. A CBF já anunciou que a comissão técnica foi “dissolvida” e que em breve anunciará o novo treinador da equipe. Independentemente do resultado na competição, a saída de Felipão e Cia, já era certo que essa mudança ocorreria pós Copa.

Agora é hora de rever os conceitos e mudar muita coisa no nosso futebol em entidade máxima do esporte bretão em nosso país. É preciso mudar a estrutura e a filosofia do nosso futebol. O sucesso alemão deve nos servir de exemplo, não apenas para a seleção, mas para o futebol como um todo. Nos últimos 14 anos eles revolucionaram o esporte na Alemanha e saíram da crise para a conquista do mundo.

É preciso que o Brasil faça isso também. Mais pelo futebol do que pela seleção. Basta ver que a Argentina, que chegou a uma final de Copa depois de 24 anos, também está muito longe de ser um primor em organização do futebol, talvez ficando atrás até do próprio Brasil. Mas eles mostraram resultado na Copa, coisa que o Brasil não fez.

É preciso que a CBF, repense toda a sua atuação, estrutura, metodologia, filosofia e gestão. Que o novo técnico, tenha competência para reerguer o Brasil e fazer com que nossa seleção volte a ser a grande equipe de até bem pouco tempo atrás. Não acredito que a solução em relação aos técnicos esteja na ideia de trazer técnico de fora. Já escrevi sobre isso e apontei os motivos para não acreditar na vinda dos gringos que transformariam nosso futebol.

Entre os técnicos brasileiros, meus favoritos são Muricy Ramalho, que mesmo com o fiasco no Mundial de 2011 com o Santos, tem histórico para treinar a seleção sim. Outro técnico que vejo como boa opção é o Tite, que fez um trabalho quase perfeito no Corinthians e se credenciou para ser o técnico da seleção.

Existe a possibilidade de a CBF assumir um interino até o final da temporada, o que pra mim seria mais um erro. Acho importante que o técnico escolhido agora fique pelo menos até a Copa da Rússia, em 2018. Teremos agora nos próximos meses amistosos interessantes contra a surpreendente Colômbia de James Rodriguez, Falcao Garcia, Armero e Cuadrado e depois jogaremos com o Equador, que também fez uma boa Copa dentro de suas limitações.

Em seguida teremos pela frente, a Argentina na disputa do Super Clássico das Américas, onde não apenas defenderemos o título como também defenderemos a hegemonia do troféu. Que esse seja o desafio perfeito para sinalizar que o Brasil, estará a caminho de sua reconstrução.


E que em 2015, no Chile o Brasil volte a dar alegrias a sua torcida conquistando mais uma vez a Copa América e garantindo assim uma vaga na Copa das Confederações de 2017, até por que o Brasil precisa defender esse título também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário