quinta-feira, 27 de junho de 2013

Política é...

...igual a feijão, só funciona na panela de pressão. A frase, de autoria de Frei Betto, vem ganhando força nos últimos dias. Com as manifestações que saíram às ruas nos últimos dias, a população tem mostrado que a afirmação é real.

Desde o início dos protestos  da população, já foram atendidas, ainda que em parte. A primeira foi a redução das tarifas de transporte público, classificada como o estopim para a mobilização social. Após as vozes da população, tomarem as ruas, diversas cidades, inclusive São Paulo, já anunciaram a redução do valor das tarifas. Outra reivindicação que entrou na pauta das manifestações e que foi atendida, foi a não aprovação da Proposta de Emenda Constitucional, que limitava os poderes de investigação do Ministério Público, conhecida como PEC 37, ou PEC da Impunidade, que foi amplamente rejeitada em votação no plenário da Câmara dos Deputados.

Aliás, é preciso ressaltar aqui que essa votação foi surpresa, não pelo seu resultado, uma vez que com o povo nas ruas pedindo sua rejeição, seria muito difícil, esperar outro resultado dessa votação. Entretanto, a surpresa está na realização da mesma votação, pois como reação aos protestos, os deputados e alguns membros do judiciário, divulgaram a informação de que tal votação tinha saído de pauta, sem previsão de retorno e eis que de repente, lá estava ela para ser votada e rejeitada por ampla maioria.

As conquistas recentes, que ainda são poucas, diante do tamanho da pauta de reivindicações, são fundamentais para mostrar a força da população que não pode se desmobilizar, pois caso isso aconteça, corremos o risco de além de não conquistarmos o que ainda precisamos, como perdermos o que já conquistamos. Que essa mobilização que mostrou a força que a população tem, continue alimentando as movimentações da sociedade, na busca por suas conquistas.

Que isso tudo seja apenas o começo da Reforma Política que tanto precisamos e que em breve tenhamos a unificação dos processos eleitorais, gerando redução nos gastos eleitorais o voto facultativo, o financiamento público de campanha, provocando uma séria mudança no sistema que acaba alimentando a corrupção. Também precisamos da transformação de nosso parlamento em uma instância unicameral, desburocratizando o processo, entre outras conquistas importantes, que garantam uma maior participação popular em todo o processo político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário