sexta-feira, 21 de junho de 2013

Fique de olho

Os protestos recentes que se espalharam pelo pais, apontam agora uma questão importante e preocupante em relação a comunicação. Com a internet e a profusão de sites e blog somada a força das redes sociais, mostram os dois lados dessa importante moeda no processo de democratização da comunicação. Ao mesmo tempo em que a internet e suas ferramentas cumprem um papel fundamental na garantia da liberdade de expressão, de forma ampla, ela apresenta também seu lado negativo, que vem sendo muito explorada nos últimos dias, plantando "notícias" e informações, que se espalham como rastilho de pólvora.

O problema dessa prática acontece por que em muitos dos casos, as pessoas propagam o que recebem como se aquilo fosse verdade, da mesma maneira que os grandes grupos de comunicação fazem. Isso gera uma contradição preocupante, uma vez que esses conglomerados são frequentemente criticados exatamente por agirem dessa maneira.

Nos últimos tempos já vi aqui na web, manifestações contra a aprovação de projetos de lei que se quer existiram, como o caso da "Bolsa Prostituição", que garantiria para essas mulheres uma bolsa do governo para que elas pudessem se qualificar melhor. Vi também que caso as manifestações recentes continuassem, a Copa das Confederações seria cancelada, gerando prejuízos ao país, que a Itália estava com medo de permanecer na disputa da competição e dava sinais de que planejava abandoná-la. Outra que me chamou a atenção é a convocação de Greve Geral no Brasil, para protestar contra a votação da PEC 37, que limita os poderes do Ministério Público. 

Todas essas informações são inverdades plantadas por alguém e difundida por muitos. Basta uma rápida navegada pela net para sacar que essas informações não procedem, são como se diz nas redações jornalísticas "barrigas" alimentadas de muita má fé. O Bolsa Prostituta nunca existiu, nem sendo de autoria da senadora que anunciaram e nem de ninguém, eu mesmo conferi isso fazendo um simples trabalho de checagem das informações. O mesmo acontece em relação a notícia envolvendo a seleção italiana, basta uma simples averiguação para percebemos que se trata de um engodo.

Outra notícia espalhada pela web com relação a Copa, a de que EUA e Inglaterra se ofereceram para sediar a Copa, carece de ser publicada em algum lugar com credibilidade respeitada e isso eu não achei em lugar algum. Com relação a notícia sobre a PEC cabe ressaltar que o Congresso anunciou no dia 20, que não votará essa PEC, ao menos por enquanto e a mesma não tem previsão de retorno à pauta do Congresso, dessa forma a tentativa de paralisação acaba, ao meu ver esvaziada.

Assim sendo, é fundamental levantarmos o debate de uma utilização consciente da internet como forma de se manter informado, pois ela apresenta alguns problemas que acabam danificando e distorcendo a realidade, não cabe mais permanecermos inertes recebendo as informações e aceitá-las como se fossem "balas mágicas", da teoria hipodérmica, que vê a mídia como sendo capaz de direcionar as pessoas para praticamente qualquer direção desejada pelo comunicador. As mensagens midiáticas ganharam o status de "balas mágicas" com o poder de atingir toda uma população de maneira uniforme. É preciso que as pessoas se movimente de maneira mais crítica com relação a isso também.

Dessa forma, fica claro que a sociedade precisa permanecer de olho aberto e sempre vigilante contra, esse risco tão danoso à ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário