domingo, 24 de fevereiro de 2013

Carta Aberta à Katia Abreu

Li ontem (23), na versão on-line da Folha de São Paulo, seu texto entitulado "O Papa e a semântica" e gostaria aqui de levantar alguns contrapontos impotantes para o debate das questões levantadas. Sou religioso e tenho uma longa caminhada na Igreja iniciada na Pastoral da Juventude e continuada no Movimento Fé e Política, que baseia sua atuação no ideário da Teologia da Libertação, que foi perseguida pelo então Cardeal Joseph Alois Ratzinger, que hoje é o Papa Bento XVI. 

A Teologia da Libertação, sempre apontou para uma atuação mais política da Igreja em conjunto com a sociedade, conforme aponta o Concílo Vaticano II iniciado no papado de João XXIII e conclúido no de Paulo VI,  ambos mais progressitas que Bento XVI. Como membro deste movimento percebo que ao  contrário do que muitos afirmam, inclusive a senhora, religião e política se misturam sim e é evidente que existam religiosos e também políticos mais  progressistas que outros.

Ficando apenas no Brasil, podemos apontar entre os progresistas  nomes como Dom Hélder Câmara, o "Dom da Paz", Dom Pedro Casaldáliga, Dom Tomás Balduíno, Frei Betto, Frei Tito e Dom Paulo Evaristo Arns, que notabilizou-se na luta  contra a tortura e pelo reestabelicimento da democracia no país. Podemos ver  isso ainda  hoje quando nos deparamos com muitos religiosos que prefrem o foco na espiritualidade, ao invés do foco na ação  transformadorada sociedade.

Assim sendo é possível sim que o próximo Papa seja  mais progresista que Bento XVI, ainda que tal possibilidade seja complicada devido a composição do  Colégio Cardinalício que atuará no Conclave.

Quanto a "moldar" a religião, sim isso é possível e o próprio Jesus, fez isso juntamente com seus discípulos, que criaram o cristianismo baseado no judaísmo,  mas com características próprias. Quanto a questão da  economia de mercado, é evidente que nos moldes do capitalismo contemporâneo, é prejudicial, pois ao mesmo tempo em que produz riquesas, as concentra de maneira assustadora na mão de poucos,  distorcendo inclusive o reino de Deus defendido pelo próprio Cristo.

Quanto ao comparativo de mortos em regimes socialistas e capitalistas, é um comparaivo equivocado e  tendencioso, uma vez que o continente africano colonizado por potencias capitalistas, que as defenderam do "fantasma comunista", continuam produzindo seus miseráveis, que continuam ainda hoje produzindo índices sociais e econômicos, que estão  anos-luz atrás dos mesmos índices dos países que passaram pela mal  fadada experiência socialista.entretanto, quando esse fator é lembrado nos debates, surgem desculpas  esfarradas, com as disputas territoriais promovidas pelas sociedades  tribais ainda existentes nesses países.

Na questão da produção de alimentos e ecologia, também vejo equívocos. É lógico que com o aumento populacional,  a demanda  por alimentos aumentará  também, entretanto é preciso esclarecer que atualmente a produção de comida no mundo é suficiente para evitar a fome. Esse mal  só continua a existir por problemas na distribuição dos mesmos. 

Outra questão que precisa vir a tona é que com o avanço tecnológico no setor agropecuário é possível aumentar a produção, sem a necessidade de novas áreas para isso, o que torna desnecessário o desmatamento e com isso o discurso ecológico, inevitavelmente ganha força na sociedade.

Ao meu ver demonizar a separação entre esquerda e direita, como a senadora tenta fazer é tão ilógico quanto tentar demonizar o dinheiro, afinal o mesmo não é o inimigo da esquerda. A luta dela é contraa injustiça e não contra o dinheiro, que é apenas uma peça  nessa enorme engrenagem opressora chamado sistema capitalista.

Sobre a sitação bíblica, fica aqui um pequeno lembrete sobre o idioma e o vocabulário português, que vale  também para muitos idiomas ocidentais. A citação  "à direita do Pai", se dá pelo fato de a maioria da população mundial, ser destra, apenas cerca de 10% da humanidade é canhota. Dessa  forma criou-se o maniqueísmo direita x esquerda que entrenhou-se tanto na questão cultural, como na teológica e também na política.

Por isso, que a  justiça é baseada no direito e o acidente tem como sinônimo o sinistro, além é claro de no interior do Brasil, é comum  ouvirmos os mais velhos utilizarem a palavra canhoto para  se referir ao  capiroto, também conhecido como diabo, demônio, satanás (que significa inimigo) e todas essas palavras remetem ao "Anjo Traídor" Lúcifer. Assim sendo expero ter lhe explicado o por que da preferencia pela direita e não pela esquerda.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário