quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Minha proposta para os estaduais

Todo início de nao é a mesma história, basta começarem os estaduais para que reapareça o debate sobre o futuro dos mesmos e até a sua  possível extinção em um futuro incerto. pois bem, após ouvir muito  de comentaristas, esportistas , dirigentes e torcedores, tomei coragem e vou escrever aqui uma  proposta para encurtar os estaduais, desafogando assim o calendário do nosso  futebol. Como curto os estaduais, nunca defendi o encerramento  dos mesmos, mas agora  acredito ter uma boa opção para dinamizar essa competição.
Tomei como exemplo, as  famosas  Carling Cup e F.A. Cup. A primeira é mais conhecida no Brasil como Copa  da Liga  Inglesa e a segunda é a Copa da Inglaterra. Nas duas a fórmula de disputa é eliminatória, mas ao contrário de competições como a Copa do Brasil, lá é eliminatória simples, ou seja, perdeu está eliminado. Desta  forma, economizam-se datas, possibilitando umacompetição  mais enxuta. Acredito que essa, seria uma  boa solução para  nossos estaduais.
Assim, poderiamos ter campeonatos até com um número maior de clubes. Por exemplo, o Paulistão  poderia subir o número de participantes indo para 32 clubes. Caso um  estadual tenha esse número de participantes, bastariam poucas datas para a disputa. O campeonato começaria em fevereiro e se encerraria na primeira semana de março. Com  isso, sobrariam  datas para  uma melhor preparação para o Brasileirão e tambem para a Libertadores.
Porém, o contrário do que muitos defendem, não acho correto que os grandes clubes entrem no decorrer da competição, até por que se na Inglaterra, funciona assim e os grandes de lá fazem bons papéis nesses torneios, não há motivo para acreditar que aqui seria  diferente. Acredito também que o risco eminente de eliminação a cada partida traria mais emoção e também aumentaria o público e a renda e assim, os estaduais ganhariam  folêgo para alimentar as rivalidades, uqe tanta  emoção  dão ao nosso futebol.

2 comentários:

  1. Boa a proposta, Ricardo!!! Acho que seria muito mais dinâmico, tipo a própria copa do mundo, né...

    ResponderExcluir
  2. É seria mais dinâmico sim, mas a fórumla de disputa do campeonato seria diferente da Copa do Mundo, pois na Copa existe a fase de classificação.

    ResponderExcluir