quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Mais do Mesmo




A Renault apresentou hoje a pintura que utilizará nesta temporada, quando retornará a Fórmula 1 como equipe oficial. O modelo RS16, ainda não foi oficialmente apresentado e isso ocorrerá apenas no dia 22 quando começam os testes de pré-temporada na Catalunha. O modelo apresentado tem por base as cores preta e amarela, entretanto seu visual ainda poderá sofrer alterações.

Porém, não foi a apresentação do layout do carro que motivou este texto, ela foi apenas o mote para tratar de outra questão envolvendo a participação da montadora francesa como equipe nessa categoria. O retorno da Renault a categoria mostra mais um lado ruim e conhecido, não apenas da principal categoria do automobilismo mundial, mas desse esporte como um todo.

Todas as categorias do automobilismo tem montadoras que de tempos em tempos resolvem investir pesado em determinada categoria, as vezes em mais de uma ao mesmo tempo e monta uma equipe oficial. A partir daí é criado todo um clima de euforia, que nem sempre perdura por muito tempo, seja por falta de resultados nas pistas, ou então por questões externas que “justificam” o corte nos investimentos.

Na Fórmula 1, salvo a relação umbilical existente entre a categoria e a Scuderia Ferrari, nenhuma outra grande marca deixou de entrar e sair da categoria, quando lhe convém. Foi assim a Ford/Cosworth/Jaguar, com a Honda/Mugen, com a Toyota, a BMW, entre outras que anunciaram fortes investimentos, seja criado equipes novas ou principalmente comprando equipes já existentes e rebatizando-as. Entretanto, basta um cenário um pouco desfavorável, para que a gigante do setor anuncie que está deixando a categoria.

Acredito que seria melhor para o automobilismo, que as montadoras atuassem apenas como fornecedoras de motores, como na época em que as chamadas garagistas enchiam os boxes. Infelizmente, aquele universo é algo impossível nos dias atuais e será cada vez mais corriqueiro vermos mais do mesmo com ações como essa da Renault.

Nenhum comentário:

Postar um comentário