sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Um avanço para o futebol brasileiro

Esta semana, a Federação Paulista de Futebol (FPF), anunciou que para o Campeonato Paulista da próxima temporada, adotará a medida sugerida pelo presidente do Palmeiras Paulo Nobre, no que se refere a transferência de treinadores no decorrer do campeonato. A proposta visa frear a famosa “dança das cadeiras”, que possibilita um número assombroso de trocas de treinadores.

Para 2016, o treinador que pedir demissão no decorrer da competição não poderá assumir o cargo em outra equipe que esteja disputando a mesma divisão do campeonato paulista. O mesmo valerá para os clubes que demitirem seus treinadores. Clubes e treinadores poderão negociar com clubes e “professores” que atuem em outros campeonatos que não a Série A do estadual.

Vendo o ocorrido nos últimos anos no Brasil, isso é um importante avanço na moralização do futebol no país. No caso do Brasileirão deste ano, tivemos quase 30 trocas de treinadores no decorrer da competição e o caso mais emblemático da temporada é o Doriva, hoje no São Paulo, mas que já treinou o Vasco e a Ponte Preta nesse Brasileiro.

Espero que a medida faça efeito e se espalhe pelas demais federações e também chegue a Confederação Brasileira de Futebol, passando a fazer da manutenção dos treinadores por longos períodos como ocorre na Europa – Alex Fergusson permaneceu por 25 anos no Manchester United e o Arsène Wenger está no Arsenal há 19 anos - seja prática comum no nosso futebol também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário