sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Erros de arbitragem não pode ser cortina de fumaça

Mais uma vez a arbitragem rouba a cena em uma rodada do Campeonato Brasileiro. Uma série de erros e equívocos destes senhores, renderam muito pano para manga e o debate ganhou novamente contornos de teorias da conspiração. Muito tem se falado sobre a qualidade da turma do apito no Brasil, mas pouco tem sido feito para mudar essa realidade.

As melhores opções para melhorar a qualificação dos árbitros, seriam a profissionalização dos mesmos e a adoção da tecnologia para auxiliar os juízes. Mas como já era esperado no Brasil, a cada nova leva de erros do apito, vai ter muita falação, mas pouca atitude para avançar neste sentido.

Não os erros recentes não têm prejudicado e ou ajudado apenas uma equipe, como alias sempre aconteceu no futebol, desde que comecei a acompanhar o esporte bretão. Não será a atuação dos árbitros que definirá o campeão desta temporada.

E a classificação comprova isso, depois de liderar o campeonato por algumas rodadas o Atlético-MG continua na briga pelo título, mas vem caindo de produção e o avanço do Grêmio, nas últimas rodadas reforçam que o time mineiro não vem mais sendo o que era até pouco tempo atrás.

É evidente que a arbitragem prejudicou o galo mineiro na última rodada, quando anulou um gol legítimo dos mineiros contra o “xará” paranaense – o mesmo que tem como presidente o fanfarrão do Petraglia que afirmou recentemente haver um complô da arbitragem pró Corinthians -, mas o pênalti foi claro e não há o que discutir.

E ainda assim, é válido lembrar que mesmo que o Atlético vencesse sua partida na última rodada e o Corinthians empatasse com o Fluminense, o time paulista seguiria líder da competição com a diferença de um ponto. Por isso, é preciso que os envolvidos com o futebol parem de blá, blá, blá e passem a levar mais a sério o futebol brasileiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário