segunda-feira, 17 de novembro de 2014

E por falar em seleção

O futebol tem algumas coisas interessantes. Depois de cerca de quatro meses do pior resultado da história da seleção brasileira, a derrota por 1 a 7 diante da Alemanha, em pleno Mineirão, ainda tem muita gente que recorda do resultado para tentar justificar várias coisas ruins do futebol no Brasil. É evidente que o futebol brasileiro não vive um bom momento e isso é visível não apenas com a seleção, mas também é preciso um olhar mais atento para se fazer uma análise global do futebol e da seleção canarinho.

Amanhã, 18, o Brasil fará seu último jogo em 2014. A adversária será a Áustria e a partida será na casa do adversário e o Brasil tenta manter a sequência de vitórias que se iniciou logo após a Copa do Mundo e que conta com vitórias contra a Colômbia, destaque do mundial no Brasil, vitória sobre a Argentina, atual vice campeã mundial.

Por outro lado, equipes que tiveram destaque durante a Copa deste ano, não vem apresentando um bom futebol atualmente. Basta vermos a situação das Eliminatórias da Eurocopa, para perceber isso. A Holanda, que estreou na Copa massacrando a Espanha, na Fonte Nova e fechou a competição com o 3 a 0 sobre o Brasil, que lhe valeu o terceiro lugar, está em terceiro lugar em seu grupo e mesmo vindo de uma vitória em casa por 6 a 0 contra a fraca Letônia, estaria fora da Euro, caso a fase classificatória terminasse hoje, mesmo estando em um grupo relativamente fácil, que tem apenas República Tcheca e Turquia, que poderiam complicar a vida dos holandeses.

Outro exemplo é a Alemanha, tetra campeã do mundo, que venceu a Copa no Brasil com autoridade e que está em uma chave onde a classificação em primeiro lugar seria obrigação. Entretanto, na classificação atual os alemães estão em segundo, três pontos atrás da vizinha Polônia, que nem na Copa chegou.

Dos gigantes europeus, o único que vem cumprindo seu papel da maneira como era esperado, é a Inglaterra. O "English Team", lidera sua chave com seis pontos de diferença para Eslovênia. Suíça e Lituânia. A seleção da terra da Rainha, é a única grande com 100% de aproveitamento e uma das três seleções a atingir tal feito. As demais são a República Tcheca e Eslováquia. Outra seleção que vem desempenhando um bom papel é a Itália, que divide a liderança com a Croácia, perdendo apenas nos critérios de desempate.

O desempenho das seleções que disputaram o mundial deste ano, mostra que a "gangorra do futebol" está bastante atuante e quem estava em alta durante aquela competição, hoje já não vive um momento tão bom assim e que parecia estar em baixa naquela época, vem se recuperando bem, ainda que as marcas do passado ainda estejam a mostra, parecem já bem cicatrizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário