quinta-feira, 17 de abril de 2014

A graça do futebol

Atire a primeira pedra, o torcedor de um time que nunca foi beneficiado por um erro de arbitragem. Escrevo isso, devido aos acontecimentos do futebol brasileiro, mais precisamente carioca nos últimos dias. No último domingo, 13, o Vasco vencia a decisão do estadual e com o resultado seria finalmente campeão carioca, depois de tantos anos. Entretanto, o Flamengo conseguiu empatar a partida no final e com o resultado o título ficou na Gávea, ao invés de seguir para São Januário.

Foi o suficiente para que muitos vascaínos e não vascaínos começassem a criticar a arbitragem. Esse comportamento, que é típico de qualquer torcedor de qualquer time, ainda que justificável. O Vasco, aproveitou-se da situação e usou o episódio para unir a torcida na partida seguinte, quarta-feira, 16, contra o Resende pela Copa do Brasil. Pediu aos torcedores que fossem ao jogo vestidos de preto e fez uma ampla campanha facilitando o acesso aos ingressos. 

A medida surtiu efeito e o estádio ficou lotado. Jogando com o forte apoio da torcida e contra um time bem mais fraco, a equipe cruz maltina dominou o jogo e chegou até a abrir o placar, mas erroneamente, a arbitragem anulou alegando impedimento. Já no segundo tempo, o Vasco, que não se classificava com o empate, abriu o placar em uma cobrança de pênalti, surgida de um lance "inventado" pela arbitragem.

Ao final da partida, com a vitória simples, o Vasco segue na Copa do Brasil. A meu ver, o resultado da Copa do Brasil, acaba por colocar em xeque, todo o alvoroço que os vascaínos fizeram na final do Carioca. Lá perderam o caneco, devido a um equivoco da arbitragem, agora na competição nacional, conseguiu a classificação da mesma forma. É evidente que o Vasco e sua torcida vão negligenciar essa coincidência, que faz parte do futebol, mas que o que prejudicou o time alvinegro no domingo acabou por beneficiá-lo na quarta. O futebol também é feito de histórias como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário