quinta-feira, 16 de maio de 2013

Carta Aberta à Alex Ferguson



Essa semana com o encerramento da temporada 2012/2013, da Premier League, chegará ao fim a carreira vitoriosa de Sir Alex Ferguson, provavelmente o técnico mais vencedor da história do futebol mundial. Somente no Manchester United, ele permaneceu por 26 temporadas, chegando a incrível marca de 1500 partidas pelo clube (a marca será atingida no dia 19, na última rodada do campeonato e despedida de Ferguson).

Nehum outro técnico permaneceu tanto tempo em um clube de alto nível por tanto tempo, antes de Ferguson, o recorde no United era de Matt Busby, que comandou a equipe de Manchester por 24 anos. E atualmente o técnico que mais se aproxima de Ferguson no quiesito longevidade é Arsène Wenger, do Arsenal, que está no posto desde 1996, ou seja 17 anos.

Como treinador dos Red Devils, Ferguson conquistou 13 vezes a Premier League, incluíndo a atual temporada. Em 1999, foi o primeiro treinador de uma equipe inglesa a conquistar a tríplice coroa, gando a Premier League, a FA Cup e a UEFA Champions League. Também é o único técnico a ganahr a FA Cup em 5 oportunidades, pelo mesmo clube.

O comportamento de Ferguson era seu único problema, autoritário e intimidador, teve problemas com muitos astros da equipe como é o caso de David Backham (que também se aposenta ao final dessa temporada), que assim que foi possível trocou o time do norte inglês. Além do jogador galã, nomes como Forlán, Jaap Stam, Nistelrooy, também deixaram o time após conflitos com o técnico, que sempre defendeu que nenhum jogador é maior que o clube. Com essa filosofia Ferguson se manteve no comando da equipe e escreveu seu nome na história do time e do futebol mundial.

Hoje, aos 71 anos, Ferguson deixará os bancos de reserva e provavelmente passará a atuar como dirigente do gigante de Manchester, deixará saudades e uma grande lacuna, pois não vejo alguém que possa herdar seu posto de melhor treinador do mundo.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário