sábado, 25 de agosto de 2012

Farewell Kodak


O ano era 1881 e o cenário era a cidade de Rochester, etaado de Nova York o jovem bancário George Eastman e seu sócio Henry Strong, protagonizaram uma verdadeira revolução na história da fotografia e deu início a história da fotografia  moderna. Assim nascia a Eastman Kodak Company. A Kodak transformou a fotografia ao criar o filme fotográfico e o negativo. Em 1888 é lançada a primeira  câmera da  marca., ela  era portátil, de fácil manejo e barata, pois custava apenas US$ 25.

As criações da Kodak  forma  fundamentais para  modernização e popularização da fotografia em todo o  mundo. Inicialmente o filme Kodak permitia 100 fotos por rolo e o consumidor/fotógrafo enviava a  máquina para sede da Kodak, que retirava o filme, revelava  as  fotos e repunha um novo filme. Tudo isso  saia por US$ 10 e era feito por reembolso  postal.
 
Essas iniciativas popularizaram a  marca que foi  alcançando outras  inovações que  consolidarama Kodak  como garantia  de qualidade em fotografia. Produziu o primeiro filme comercial do mundo em 1908 e durante a Primeira Guerra Mundial desenvolveu câmeras para fotos aéreas e treinou fotógrafos para a  aeronaútica dos Estados Unidos.

Em 1969, a Kodak faz história novamente ao mandar para a Lua,  juntamente com os astronautas Aldrin  e Armstrong. em 1980, a Kodak entra no setor de diagnóstico médico com o filme Kodak  Ekatachem. Quatro anos  mais tarde lançou o Kodakvision, entrando no  mercado de vídeos. No início dos  anos 2000, a Kodak  inova  outra  vez lançando as câmeras digitais. As inovações e a  diversificação dos setores onde atuava, fez  da empresa um gigante e também um dos símbolos do capitalismo estadunidense.

Entretanto, a situação mudou por completo nos últimos anos e a Kodak iniciou um amplo processo de decadência perdendo espaço para concorrentes. Em janeiro de 2012, após 130 anos de uma bela  história, a Kodak, anunciou seu pedido de concordata. Um mês após o pedido de concordata a empresa anunciou que deixaria de fabricar câmeras digitais,  fazendo o mesmo com os porta-retratos digitais. Agora  resta  à  Kodak a venda de mais de mil  patentes relacionadas a imagem digital e que ainda pertencem a empresa, para  tentar sanar as dívidas. entretanto, uma  decisão  já  é certa e parece irreversível a Kodak está  se retirando  do  mercado fotográfico  que ajudou a criar e popularizar nesses mais de 100 anos de história. Um motivo para deixar todos os fotógrafos  e amantes  da  fotografia bastante entristecidos.

Foto: http://blogs.estadao.com.br/link/kodak-abandona-fotografia/
Dados sobre a história da Kodak: Blog Mundo das Marcas http://www.mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/kodak-fotografe-momentos.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário