quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Carta Aberta à Jorge Amado


A Carta Aberta de agosto é em homenagem a um dos maiores nomes da Literatura Brasileira. Jorge Leal Amado de Faria, ou simplesmente Jorge Amado é um dos escritores mais traduzidos de todos os tempos e o autor do maior número de obras adaptadas para a televisão. Jorge criou sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Teresa Batista Cansada de Guerra e Tenda dos Milagres.


Nascido em Itabuna, que há época era distrito de Ilhéus, Com um ano, Jorge Amado se mudou para Ilhéus, onde ele passou a maior parte de sua infância. A cidade foi inspiração para vários romances, sendo o mais famoso Gabriela, Cravo e Canela. Nos anos 30 vai cursar Direito no Rio de Janeiro. Nessa época, ele entra em contato com o movimento comunista organizado.

Atuou como jornalista e se envolveu intensamente com a política, inclusive transpondo os problemas e injustiças sociais, para suas obras tão permeadas de sensualidade, folclore, cultura, crenças e tradições da sociedade baiana da época. A literatura produzida por Jorge Amado é essencialmente voltada para as raízes nacionais. Em 1945, foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro. 

Atuando no parlamento, Jorge Amado foi autor da emenda que garantiu a liberdade religiosa, também foi autor da emenda que garantiu o direito autoral. Viveu exilado nos anos 40 e 50. Nesse período viveu na Argentina, no Uruguai, na França e na então Tchecoeslováquia.

Com suas obras, recebeu diversos prêmios e foi publicada em 55 países e traduzidas para 49 idiomas e dialetos, também eve obras publicadas em braile. Jorge Amado foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1961 e ocupou a cadeira 23, que tem José de Alencar como patrono. A partir da experiência na entidade e do convivio com os outros "imortais", Jorge Amado escreveu Farda, fardão, camisola de dormir. Permaneceu como membro da academia, até 2001, quando no dia 6 de agosto veio a falecer, deixando a cadeira para Zélia Gatai, sua esposa, que fora eleita para sucede-lo na ABL.






Nenhum comentário:

Postar um comentário