sexta-feira, 8 de junho de 2012

Carta Aberta à Luis Paulo Rosemberg

A Nação Corinthiana foi surpreendida esta semana por declarações infelizes do atual vice-presidente do clube, durante palestra, proferida em São Paulo. Rosemberg declarou que o marketing trabalhado no clube, enquanto o mesmo ocupou a presidência de marketing do Corinthians na gestão de Andrés Sanchez, era focado totalmente na torcida, pois o time era medíocre. A fala do dirigente fazia referência ao fato de o time não ter uma grande estrela, desde a aposentadoria de Ronaldo Fenômeno. 

O comportamento de Rosemberg, foi lamentável e descabido, afinal ele mesmo como dirigente teve participação ativa na construção do time, que hoje ele classifica como medíocre, e que mesmo assim, é o atual campeão brasileiro e time de melhor campanha na Libertadores da América, onde está na semi-final. Por isso, ele errou ao tecer tal comentário. Rosemberg tem responsabilidade em tudo o que aconteceu no Corinthians, desde 2008, ano do renascimento do time, com o retorno à elite do futebol brasileiro.

É evidente que junto com Sanchez, Rosemberg acertou muito no Corinthians, mas também cometeu bastante falhas. Entre elas está a contratação de jogadores como Roberto Carlos, que não fez uma boa passagem no Parque São Jorge e Adriano, que dispensa comentários. O mesmo pode se dizer do chinês, inventado pelo marketing "rosberguiano" e que ainda não correspondeu, como se pretendia. Alguns lembrarão o estádio, ou os grandes contratos de marketing conseguidos durante sua gestão. Porém, isso aconteceu mais por causa da força do Corinthians do que por ideia da diretoria. A força da torcida corinthiana, acaba por facilitar tais conquistas.

Outra declaração polêmica de Rosemberg no mesmo evento foi a ausência de títulos internacionais, em relação aos seus rivais e segundo ele, isso dificulta a internacionalização da marca Corinthians. Entretanto, friso aqui algo que vi durante a campanha eleitoral interna vencida por Mário Gobi e o senhor Rosemberg. O adversário da chapa, formada pelos dois, em uma atitude desesperada fez uma declaração infeliz, onde demostrou o desconhecimento sobre a história corinthiana. Erro repetido agora pelo atual vice-presidente. Conhecer a história do Corinthians deve ser requisito fundamental para ser dirigente do clube.

Assim sendo, para colaborar com o senhor Rosemberg, deixo aqui um pequeno apanhado de nossa gloriosa história, que essa sim, mais do que qualquer conquista que temos ou teremos, sempre será, ao lado da Fiel torcida, nossa maior riqueza e força.

 Somos um time formado por um grupo de proletariados, para utilizar um termo em voga na época da fundação do Corinthians, tivemos forte participação na luta pela democratização do futebol, que até então era coisa para ricos. Somos o povo, viemos do povo e para o povo. Nossos rivais da época diziam que seriamos o time de um ano só. Já temos 101 anos, enquanto esses rivais, estão mortos e enterrados na história do futebol. O Paulistano, abandonou o esporte bretão com medo da profissionalização, o mesmo aconteceu com o então Germânia, hoje Pinheiros. O São Paulo Athletic, ficou esquecido no tempo, assim como Internacional e A. A. Palmeiras. Nós continuamos trilhando nosso caminho e aqui estamos.

Hoje temos a hegemonia no campeonato estadual, somos 26 vezes campeão do Paulista, o celebrado Santos de Pelé e Neymar, atual tricampeão seguido, está com apenas 20. E olha que ficamos por 22 anos na fila desse campeonato, além de abrir mão do de 54, quando fomos a Caracas disputar a Mini Copa do Mundo da Venezuela, de onde saímos campeões jogando com algumas forças da Europa como a Juventus. Também não jogamos o campeonato de 1915, por problemas com a Liga, que era manipulada por nossos rivais, que achavam escandaloso o fato de um time do povo jogar um esporte de elite.

Somos também o terceiro time com mais campeonatos brasileiros. Somos penta ficando atrás apenas do Flamengo e do São Paulo com seis cada um. O mesmo acontece na Copa do Brasil, onde temos três conquistas, ficando atrás apenas de Grêmio e Cruzeiro com quatro títulos cada um. Temos um Campeonato Mundial, coisa que muitos times da moda no futebol mundial não possui. Temos torcedores espalhados pelos quatro cantos do mundo. Somos 35 milhões, fora os torcedores que assim como eu nunca entraram nesses números por que nunca foi procurado pelos pesquisadores.

Segundo a última pesquisa feita pela FIFA, somos a quarta maior torcida do mundo, mas há quem diga que somos a segunda do mundo. Também pela FIFA, somos a quarta das Américas, ficamos atrás de Chivas e América do México. Na América do Sul somos a segunda, ficando atrás do Flamengo. O que obviamente se repete no Brasil. Somos a maior de São Paulo, a maior do Paraná, a terceira de Minas e a quinta do Rio de Janeiro. Somos mais do que a população dos Balcãs, dos países nórdicos, da Austrália, de Portugal e do Canadá.  

Já tivemos estádio, construído em terreno cedido pela prefeitura, com doações de material de de mão de obra vinda da torcida e dos jogadores. A prefeitura nos tomou o mesmo anos depois sob a justificativa do progresso. Passamos a adotar o Pacaembu como nossa casa, estamos no aguardo da casa própria, que ainda não tem nome por conta da enrolação do nosso marketing em relação ao acordo financeiro que o batizará. Tivemos nos últimos quatro anos os maiores contratos de patrocínio do futebol brasileiro e isso, muito mais por conta de nossa história, do que por responsabilidade de nossos dirigentes.

Portanto senhor Rosemberg, esse é o verdadeiro Corinthians e ele merece e deve ser respeitado por todos corinthianos ou não, dirigentes ou não. Assim sendo, tenho que admitir que apesar de não concordar com a ofensa que a Fiel fez ao senhor no Pacaembu, ontem, durante o jogo contra o Figueirense, tenho que afirmar que eles estavam com a razão. "... nessa história, o medíocre é você."

Nenhum comentário:

Postar um comentário