quinta-feira, 31 de maio de 2012

Educação, Comunicação e Política: Cidadania

Acompanhei no dia 30 de maio, os debates da  VII Semana de Comunicação da  Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, que tratou sobre comunicação e política. Gostei do que vi e ouvi . Faz tempos que amigos ligados a área e a instituição comentavam comigo que seria realizada a atividade. Essa  é na verdade a segunda vez que participo desse tipo de debate realizado na referida faculdade. Anos atrás participei de uma onde me informei sobre uma importante rede social contemporânea.

Gosto de participar de debates sobre a comunicação e fiquei feliz de estar lá, por ter sido aluno não da  Faculdade,  mas do instituto educacional  que é o irmão mais velho dela. Me senti como que voltando no tempo, ainda que nesses anos  todos em que estive afastado de lá, o local  passou por grandes mudanças. mas voltando ao evento, que é o que realmente interessa nesse espaço, gostaria de  parabenizar os organizadores. as mesas foram muito boas e sempre é bom ouvir e aprender como  nomes como os que passaram  por lá.

Gostei  também da  participação dos estudantes, que puderam expor suas opiniões, enriquecendo ainda mais o debate. Essa atuação foi de certa maneira o início da concretização, do tema debatido na primeira mesa: Juventude e Política . Infelizmente, nem todos os convidados puderam  se fazer presentes, mas ainda  assim a  razão da realização do mesmo, não  foi diminuída  por tais ausências.

Pontos importantes como a discussão sobre  elaboração de novo marco regulatório para  a área, instituição  de um observatório de imprensa local e a regulamentação da profissão foram temas  levantados e que criarão novas possibilidades de debates, assim como o posicionamento político dos veículos locais. 

Acredito que é  necessário um maior número de eventos  como esse  para  que possamos criar uma saudável rotina de discussões  francas sobre comunicação em todos os âmbitos. Fiquei contente com a ideia  de retomada  da ATRACOM - Associação dos Trabalhadores em Comunicação de Macaé e Região - Acho que seu resgate é algo  prioritário para essa  caminhada que assumimos. Lembro que essa entidade é historicamente  a   entidade  que representa  os anseios dos comunicadores de Macaé e que protagonizou momentos  importantes da nossa  luta,  como a mobilização pela realização da I Conferência  Regional de  Comunicação do Norte Fluminense, quando  fizemos um importante debate sobre a realidade da  comunicação em nossa  região.

Essa conferência terminou  por escolher os delegados para a  conferência estadual e eu estava entre eles,  cheguei inclusive a ser eleito para  a nacional, mas questões particulares  me impediram  de ir à Brasília. Me  coloco desde já a disposição para  participar  da articulação de reconstrução da  ATRACOM e felicito os coordenadores, professores e alunos da Salesiana pela atividade e pela motivação  de resgatar essa  parte  da  nossa história.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário