sexta-feira, 6 de maio de 2011

Miopia boleira

Assim  como acontece nos outros temas o povo brasileiro sofre uma grave miopia em relação ao futebol. Desde os primórdios do esporte brtão em terras tupiniquins, que o polo do esporte se concentra no eixo Rio-São Paulo. Claro que com o tempo, grandes equipes consolidaram  times de outros  estados e região, mas ainda assim, os times desses estados  figuram entre os primeiros do  futebol brasileiro, alinhados com alguns de Minas e Rio Grande do Sul. Entretanto, mesmo com essa  ampliação, as análises do futebol sempre apontam de forma rasa, as equipes do sudeste como as melhores do Brasil. Atualmente vivemos isso, mais uma vez.
É notório que atualmente o melhor time do Brasil é o Coritiba, que não tem grandes conquistas, não tem grande estrutura, não tem um grande elenco e nem um técnico de ponta, como os outros grandes, mas é o único do nosso futebol que permance invicto após quatro meses de temporada. O Coxa Branca,  como pe conhecido por sua torcida, foi campeão estadual invicto e só não  teve 100% de aproveitamento, por que empatou dois jogos na competição. Além disso, vem fazendo ótima  campanha na Copa do Brasil, onde venceu o Palmeiras com o resultado elástico de 6x0, o que  praticamente sacramentou sua classificação para a  fase seguinte e ampliou  o recorde de invencibilidade do nosso futebol, chegando a 24 partidas.
Claro que a  fase do time parananense despertou a atenção dos boleiros do país e deu início a um importante debate: Quem é o melhor time do país na atualidade? O Coritiba, por tudo o que  fez até hoje? O Santos, único a permanecer na  Libertadores e ainda é finalista do Paulistão? O Flamengo, campeão carioca invicto, mas que perdeu a invencibilidade para o Ceará? O Cruzeiro, furacão da primeira fase da Libertadores e finalista do Mineirão? Pelo visto opções não faltam.
Muitos dizem que seria o Cruzeiro, por conta do desempenho na Libertadores, se classificou com a melhor campanha, mas jogou tudo isso  fora ao ser eliminado pelo fraco Once Caldas. As outras opções  aqui apresentadas sofrem com o argumento de que seus adversários são fracos demais, mas o mesmo serve também para o alvianil mineiro, pois fora o Estudiantes  da Argentina, ele só jogou contra um time forte o Atlético-MG. Já o Coritiba, só pode colocar nessa lista o Atlético-PR e o Palmeiras, por enquanto. Flamengo e Santos, sofrem do mesmo mal, poucos foram os adversários que impõe algum respeito.
Pela invencibilidade de tantos jogos que lhe valeram um título estadual e o recorde histórico, que antes pertencia ao super Palmeiras dos anos 90, acredito que hoje o melhor time do país é o Coritiba, que terá até a próxima semana  para confirmar o posto. Para tanto, basta ratificar sua classificação  na  Copa do Brasil e torcer para que o grande Cruzeiro, não seja  campeão  mineiro.  Todavia, é  claro que muitos  dirão  que o Coxa não  é o melhor do país, a maioria destes críticos, serão  lógicamente torcedores  dos times citados a cima, alé é óbvio de sofrerem desta doença crõnica que é a Miopia boleira, que impede suas vítimas de enxergar a realidade depois de uma certa distância.









Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu comentário pertinente a fase atual do nosso futebol.
    Mostra uma visão ampla de uma dura realidade.
    Escritor Alexandre Iglesias

    ResponderExcluir