quarta-feira, 3 de março de 2010

É preciso separar o joio do trigo


A votação da chamada emenda Ibsen Pinheiro, que prevê a partilha do dinheiro referente aos royalties do petróleo e que será votada na quarta-feira dia 10, tem alimentado muitos debates sobre o destino desses recursos. é claro que a classe política da região produtora de petróleo é contra a proposta do parlamentar do PMDB e por isso, nos últimos dias mobilizou centenas de pessoas para se manifestarem contra essa divisão.
Porém, o foco da questão não vem sendo debatido da forma como deveria. Pois os políticos que se mobilizaram em "defesa" dos royalties, querem a sua manutenção, são os mesmos responsáveis por sua má aplicação. É evidente que esse dinheiro deve ser aplicado nas cidades produtoras para compensar e financiar seu crescimento, através de obras de infra-estrutura e também na qualificação da mão de obra local para trabalhar na área. E isso, todos os moradores da região sabem que não acontece.
Essa é uma bandeira justa, os royalties devem sim permanecer nessas cidades, mas para serem gastos na construção de moradias, escolas, unidades de saúde, rede de esgoto, transporte e segurança pública e isso não acontece nessas cidades. O objetivo dos políticos que foram às ruas é manter esse recurso para continuar ganhando mais dinheiro e para poder se perpetuar no poder, através de assistencialismo barato, inchando a máquina pública para trocar empregos por votos.
Essa é a real mudança que deve acontecer.
É preciso que a população saiba separar o joio do trigo e que a população não seja punida por causa do descaso e ou incompetência de seus governantes. Caso a emenda seja aprovada e sancionada, as cidades produtoras deixaram de receber muito dinheiro e é ai, que está o grande erro dos "torcedores" pela aprovação da mesma, pois se com o dinheiro, essas cidades não investem no que precisam, imaginem então sem esse recurso. Caso isso aconteça, a medida serviria de desculpa, ainda que esfarrapada, para que os políticos continuem não investindo onde deveriam.
Sobre a argumentação de que caso, as cidades percam esse dinheiro, os políticos não teriam como desviar verbas, ou desviariam menos dinheiro, esse argumento esta errado, pois eles sempre encontram um meio de manter suas mordomias e maracutaias e mais uma vez quem pagará a conta, será a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário