sábado, 27 de março de 2010

Análise equivocada

Recentemente o presidente Lula, voltou a criticar a imprensa ao afirmar que ela age de má fé. Essa declaração, como já era de se esperar, causou polêmica e serviu para que muitos opositores do governo, voltassem a classificar o presidente como censor ou defensor da censura. O renomado jornalista e professor da USP, Eugênio Bucci, autor de vários livros sobre comunicação e jornalismo, escreveu que tal declaração era infeliz e só servia para mostrar que Lula promove uma caampanha contra a imprensa, o que é uma grande inverdade. Bucci lamentou ainda que o presidente dirija ataques á toda imprensa.
Na verdade, as duas análises tem equivocos. Por parte do presidente o erro acontece por que não é toda a imprensa que age de má fé. existe sim, uma minoria de veíiculos que não pautam seus trabalhos pelo jornalismo senssacionalista, ou marrom. Mas infelizmente, é verdade sim que os grandes jornalões e veículos de imprensa tenham como marca, uma forte desqualificação da notícia em si, tornando as vazias e priorizando os temas senssacionalistas que garatem maior audiência ou vendagem.
Quanto a leitura do jornalista é correta também pelos mesmos motivos apresentados em relação ao pensamento do presidente, com o diferencial de que cada vez menos, o jornalismo tem se mantido de maneira imparcial, como deveriam. Hoje, o jornalismo infelizmente atua como porta voz de interesses políticos e econômicos, que passam diretamente pela questão eleitoral e por isso nos anos eleitorais eles voltam suas baterias para criticar governos e ou políticos que destoem das idéias defendidas por eles, por isso, acabam agindo com má fé
Infelizmente, nessa eterna batalha de poderes e interesses não existem mocinhos ou vilões e caso realmente existam, a cada dia é mais dificil de reconhecê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário