quarta-feira, 31 de julho de 2013

Carta Aberta ao Papa Francisco

Confesso que já fazia algum tempo que gostaria de escrever essa carta, desde o início de seu pontificado, fiquei surpreso, com muitas coisas. Primeiro pelo fato de um Cardeal Latino Americano ter sido eleito no conclave, esperava que fosse mais um europeu seria escolhido para o cargo, uma vez que a força do "Velho Mundo", na Cúria Romana, era grande o suficiente para quebrar a hegemonia europeia, que perdurava por tantos anos. 

Mas, a nacionalidade do Papa, foi apenas a primeira de minhas muitas surpresas com os ventos da mudança que parecem ter começado a soprar no Vaticano. Suas declarações e ações me contemplaram e continuam a me contemplar de forma surpreendente e renova em mim e também em muitos cristãos a esperança de que um outro mundo é possível. Um mundo baseado nos ensinamentos do Evangelho e na aproximação entre os povos e as religiões.

Sua atuação durante a Jornada Mundial da Juventude, demostrou que a Igreja, agora começa a passar por mudanças importantes dando um rosto mais humano ao catolicismo, priorizando a caridade e a aproximação com os mais necessitados. Isso será possível, com a valorização das Comunidades Eclesiais de Base e com o fortalecimento dos trabalhos pastorais.

Seus discursos, pregando a caridade, a humildade e o respeito as diferenças devem nortear os rumos da igreja nos próximos anos, fazendo om que a igreja avance em questões tidas até agora com tabu e da esperança de que aqui nas bases muitas coisas mudem para melhor, fazendo com que valores cristãos importantes, que andam esquecidos, sejam resgatados.

Parabéns pelas suas ações, continue firme em sua caminhada e espero encontrá-lo novamente em Cracóvia, na Polônia em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário