sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Preconceito não se combate com preconceito

Estava á toa na web, quando li uma matéria sobre uma associação de ateus, que contratou diversas empresas no Brasil para divulgar uma campanha, que segundo eles, servirá para combater o preconceito vivido pelos ateus. A matéria, que fala sobre o fato de muitas das empresas contratadas, romperem os contratos. Mas o que me chamou a atenção foi a ideia utilizada na propaganda.
Em algumas das peças, o famoso e perigoso maniqueísmo fica explicito e é evidente que como quem financia a mesma associação de ateus, são eles que aparecem como mocinhos e os que acreditam em Deus, lógico, são os vilões da história, afinal como diz a sabedoria popular, "quem paga a banda, escolhe a música". O problema dessa ideia é o fato de os ateus de hoje caírem no mesmo erro, que segundo eles os defensores de Deus, sempre cometeram e continuam a comenter.
Em uma das peças, o deboche chega a bizarrice de legitimar os ataques ao WTC em 11 de setembro de 2001, ou então afirmar que é melhor ser ateu do que cristão, pois Chaplin era ateu, já Hitler acreditava em Deus. Acreditar que tais propagandas sejam benéficas a alguém é ingenuidade, ou hipocrisia. Todas as propagandas pedidas pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA), exalam preconceito religioso e só servem para aumentar a discriminação entre estes grupos distintos.
Sinceramente não vejo diferença alguma entre propaganda deste tipo e ações descabidas como a famosa agressão de um bispo protestante a uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Não se combate preconceito com mais preconcetio, mas com respeito e educação. Somente o respito entre os diferentes pode fazer com que os preconceitos sejam superados. Acredito que fé é uma questão de "foro íntimo" e portanto, não devemos alimentar situações contrangedoras entre os diferentes.

3 comentários:

  1. Falou e disse, cara gostei do espaço do seu blog, bem agradavel inclusive a musica do Pensador lá em cima.. perfeita.

    estou lhe seguindo.

    www.loverocklive.com

    ResponderExcluir
  2. Somos todos diferentes e também temos pensamentos diferentes. Então não rola não ter respeito pelo próximo, independente da religião, opção sexual ou política. Mas tá cada vez mais complicado viver nesse mundo. Se não há boa convivencia nem entre torcedores de times diferentes, imagina entre pessoas com ideias que podem mudar o mundo completamente?!?!

    ResponderExcluir
  3. Ter ou não religião é algo muito particular e deve ser respeitado.Não é criando ou contribuindo com uma guerra de credos e não-credos que se resolverá as coisas.Parabéns pelo texto!!

    Vc disse que é jornalista e vai voltar a univ para fazer Letras.Fiz o caminho inverso.Fiz Letras e agora Jornalismo.Boa sorte em seu próx curso!

    ResponderExcluir