sábado, 6 de novembro de 2010

Pedra não voa

Recentemente voltei a ler o livro Asas da Loucura, de autoria do jornalista estadunidense Paul Hoffman e que é segundo a publicação a biografia mais completa de Alberto Santos Dumont. Me interessei pelo livro exatamente por isso, sempre admirei a história deste mineiro que com o dinherio do pai cafeicultor, foi para Paris onde trabalhou incansavelmente até conseguir realizar seu grande sonho: Fazer o homem voar.
Entretanto, assim como muita gente por ai, o jornalista/autor acaba por cometer uma séria gafe, que tenta diminuir a história de Santos Dumont. Hoffman vai no embalo do pensmanto predominante e afirma que o avião não é uma invenção franco-brasileria, mas sim uma criação estadunidense, talvéz resquício do patriotismo megalomaníaco dos senhores do norte. Para o escritor, os irmãos Wirgth seriam os verdadeiros criadores do avião.
O erro do pensamento yanke se dá pela seguinte questão; segundo o dicionário Michaelis, voar tem entre seus muitos significados o seguinte: "Elevar-se nos ares; mover-se ou sustentar-se no ar por meios mecânicos", ou seja, é preciso que a aeronave seja movida por motores que impulsione sua decolagem e mantenha a mesma no ar durante o vôo. Assim sendo, o veículo aéreo criado pelos irmãos Wirgth não pode ser taxado de aeronave, o que torna a história de que os mesmos foram os primeiros a criar uma avião e voar nele, uma grande falácia.
Sim Alberto Santos Dumont foi o primeiro a voar em uma aeronave motorizada, o que nada mais era do que um avião pioneiro
. E basta entender um pouco de aeronáutica para saber que essa é a verdade. Caso a versão apresentanda por Hoffman fosse verdadeira, o título deste texto estaria errada, pois bastaria colocarmos uma pedra em um estilingue, ou atiradeira para fazer com que ela voasse. Mas todos sabem que pedra não voa e aeronave que precisa de mecanismo para alçar voo, que não seja seu próprio motor, não pode ser classificada como sendo uma avião.

4 comentários:

  1. Olá, tudo bom? Vi seu blog na comunidade "Mania de ESCREVER" e achei muito interessante. Comecei um blog tbm, se puder e não for pedir muito, de uma passadinha no meu? http://cabecafeminina.blogspot.com/ Muuito obrigada e parabéns pelo blog!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando era criança, assisti um desenho em que as personagens viajavam no tempo e se encontravam com os irmãos Wirgth. Não lembro qual era o desenho, mas não esqueço que fiquei revoltada, pois o criador do avião era o Santos Dumont; achei o desenho mentiroso.
    E advinhe a procedência do desenho?
    Não preciso nem dizer...

    ResponderExcluir
  3. Grande Observação!
    Porém, é normal encontrar esse tipo de biografia... a imparcialidade fica bem longe dos autores, principalmente quando se trata de uma questão dessa, onde um sulamericano foi genial.
    Parabéns.
    paz e luz.
    http://tamararoots.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. "Eu não sei voar... com as asas. Mas há outras maneiras de voar".

    O título de Post me fez lembrar essa frase.
    Convido vc a passar no meu blog
    http://humornegrosemcensura.blogspot.com/

    Abraços e Um Ótimo final de Semana!

    ResponderExcluir