segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dois pesos e duas medidas

Assim caminha a nossa sociedade. Tempos atrás, as falas de uma jornalista foi o centro de um amplo debate entre os brasileiros. A âncora de um telejornal ao comentar sobre a ação de um grupo de “justiceiros”, que agrediu, despiu e prendeu um jovem infrator a um poste, justificou tal ação, lembrando que o estado é inoperante, quando o assunto é segurança pública e para arrematar, ainda fez troça com os defensores dos direitos humanos, dizendo para os mesmos adotarem um bandido.

A fala dessa senhora gerou um debate sobre as liberdades de expressão e de imprensa. Militantes dos direitos humanos acionaram a justiça alegando que como usuária de uma concessão pública, ela não tinha o direito de fazer piada com os direitos humanos e que ao fazer apologia ao crime, estaria também ela cometendo crime. Assim sendo, era cabível punições à ela e a emissora onde ela trabalha.

Tal ação foi o suficiente para que boa parte da sociedade, principalmente os grupos mais conservadores elegessem sua nova musa inspiradora e defendessem a sandice praticada pela jornalista, taxando seus críticos de censores e antidemocráticos, ignorando o fato de o comportamento dela caracterizar o crime de apologia ao crime.

Pois bem, o tempo passou, o caso esfriou e agora poucos dias atrás, a justiça atendeu ao pedido da equipe de um representante desses conservadores, para que fossem feitas buscas e apreensões de equipamentos eletrônicos que teriam sido utilizados para propagar críticas ao representante do conservadorismo brasileiro.


Como já era esperada a repercussão deste absurdo não teve o mesmo tamanho que a do caso anterior. Isso demonstra apenas que os conservadores continuam a utilizar os espaços que possuem para propagar suas idéias e atrasos, independente das contradições que seus atos produzem. Por que será que esse povo – cheiroso como classificou tempos atrás uma jornalista representante dessa massa – agora se cala diante do absurdo ocorrido no último dia 13? Onde estarão esses defensores da liberdade de expressão de outrora? Estariam eles ocupados demais acompanhando a Copa do Mundo que eles tanto criticaram?  

Tal omissão de agora serve apenas para mostrar que esses senhores não perdem o péssimo hábito de adotar dois pesos e duas medidas adaptando os mesmos conforme seus interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário