E 22 de fevereiro é aniversário
de um dos maiores pilotos que já passaram pela F1. Andreas Nikolaus Lauda, ou
simplesmente Niki Lauda, que atualmente trabalha como consultor da atual campeã
mundial de construtores e pilotos Mercedes GP, completa 66 anos.
Niki Lauda estreou na Fórmula 1 em
1971, quando correu apenas na etapa da Áustria, que ele não completou por
problemas mecânicos, correndo pela STP March Racing Team/Ford Cosworth. O
piloto austríaco se manteve na categoria bancado com dinheiro próprio até o
final de ano em que Lauda competiu pela Marlboro BRM, mas não teve grandes
resultados.
Em 1974 competiu pela Ferrari. Sim,
no começo de sua carreira, Niki Lauda foi um piloto pagante, algo tão comum na
categoria e tão criticado atualmente. Neste ano, conquistou Sua primeira
vitória veio neste ano, no GP da Espanha, em Jarama. No ano seguinte conquistou
pela equipe italiana, o primeiro de seus três títulos.
O pior momento da carreira do
austríaco foi em 1976, quando sofreu um acidente em Nurburgring, onde seu carro
pegou fogo e quase lhe tirou a vida. Mesmo após o grave acidente Lauda voltou a
correr naquele mesmo ano e perdeu o título na última corrida no GP do Japão,
que estreava na categoria, naquele ano. Em 1977, Lauda conquista três vitórias
e se consagra bi campeão mundial naquele ano.
Com o bi campeonato, Lauda desembarca
na Brabham, que corria com motores Alfa Romeo e que era dirigida por Bernie Ecclestone. A parceria lhe rendeu duas vitórias e cinco pódiuns. Em 1979, ele
marcou apenas quatro pontos e diante dos maus resultados, passou a se dedicar
mais a companhia aérea que acabara de fundar e assim deixou a Fórmula 1.
Em 1982, a McLaren faz o convite para
que Nick Lauda retorne à Fórmula 1 e ele aceita. Na sua temporada de retorno,
Lauda conquista duas vitórias. O GP do Oeste, em Long Beach e o GP da
Inglaterra em Brands Hatch. Em 1983 com um motor pouco competitivo em relação
aos adversários, Lauda pouco pode fazer. Foram apenas dois pódiuns, terceiro
lugar em Jacarepaguá, no GP do Brasil e um segundo lugar em Long Beach, no GP
do Oeste dos Estados Unidos.
Em 1984, a McLaren utilizou motores
Porsche, financiada pela TAG e que já vinha sendo desenvolvido no ano anterior.
Tendo Prost como companheiro, Lauda começou a temporada desacreditado, mas após
5 vitórias contra 7 de Prost, Lauda chegou ao seu tricampeonato. Nesta
temporada, o GP de Mônaco foi interrompido devido a chuva e por isso, a
pontuação foi divida ao meio.
Em 1985, Lauda defendia o título, mas
desmotivado, obteve apenas uma vitória e abandonou 12 das 15 corridas. Sua
despedida da categoria aconteceu no GP da Austrália, que estreou no calendário
aquele ano.
Em 1990, Nick Lauda retorna novamente
a Fórmula 1 como Consultor Extraordinário da Ferrari. Em 2001, passou a ser
Diretor Técnico da Jaguar, onde ficou até 2003. Em 2012, foi nomeado presidente
não executivo da equipe Mercedes GP, onde vem atuando desde então.
Em 2013, foi lançado o filme Rush,
que conta a história do campeonato mundial de 1976 e a disputa entre Lauda e
James Hunt. Ao todo, Lauda conquistou 25 vitórias, 24 pole positions e 24
melhores voltas, totalizando 419.5 pontos e sagrou-se tri campeão mundial.
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