Se
fosse vivo, John Zachary DeLorean (1925-2005), estria completando hoje 90 anos.
Nascido em Detroit, no estado de Michigan, filho de um operário da Ford,
DeLorean se formou em engenharia e começou a trabalhar na indústria
automobilística, o principal setor da economia de sua cidade.
Com
pouco tempo de carreira, foi chamado para assumir o cargo de engenheiro chefe
da Pontiac. Em 1964, ganha fama ao desenvolver o Pontiac GTO (Que é utilizado no filme Triplo X 2 - Estado de Emergência). Seu objetivo era
apresentar um carro com condições de competir de igual para igual com a
Ferrari, para isso, equipou o veículo com um potente motor V8, dando início a forte
relação da indústria automobilística estadunidense com esse motor.
Alguns
anos depois, ele é promovido para Gerente Geral da General Motors (GM),
proprietária das marcas Pontiac e Chevrolet, entre outras. No cargo ele faz
importantes melhorias no design e na qualidade dos veículos da Chevrolet. Em
1973, é promovido para a vice-presidência da divisão de automóveis e caminhões
da General Motors e é indicado para ser o presidente da GM, mas devido as
constantes desavenças com a administração da empresa, ele acaba deixando o
grupo.
Ao
deixar a General Motors, DeLorean inicia o projeto de desenvolver um carro que
seja seguro, confiável, confortável, prático e bem construído, que garanta
prazer ao dirigir sem deixar de lado a elegância. Com um investimento inicial de
US$ 500 milhões, começa a construir na Irlanda do Norte o tão sonhado DeLoreanDMC-12, que anos mais tarde, amplia sua fama, ao protagonizar os filmes da
trilogia "De Volta Para o Futuro", sendo a
máquina do tempo desenvolvida pelo professor Emmett Brown.
DeLorean
conta com a ajuda de outros grandes nomes da indústria automobilística como
Colin Chapman, que criou a equipe Lotus F1, que deu origem a montadora, Chapman
colaborou no desenvolvimento do carro, que teve o design criado e desenvolvido
pela Italdesign, de Giugiaro.
Em
1981, dois anos depois do planejado inicialmente, John DeLorean consegue
estrear sua obra prima. Mas devido a problemas financeiros, o carro saiu de
linha já no ano seguinte, quando a empresa entrou em concordata. Para tentar
salvar sua empresa, DeLorean, se envolveu com práticas ilegais como o tráfico
de drogas e acabou preso, mas foi solto 10 dias depois, por falta de provas.
No
dia 19 de março de 2005, em razão de complicações provocadas por uma ataque
cardíaco, John DeLorean faleceu em sua residência, em Nova Jersey. Em 1997,
Steve Wynne comprou os direitos da DeLorean Motors Company (DMC) e passou a
comercializar DMC-12 restaurados. Em 2008, foi reiniciada a produção do modelo.
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