Acompanhei no dia 30 de maio, os debates da VII Semana de Comunicação da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, que tratou sobre comunicação e política. Gostei do que vi e ouvi . Faz tempos que amigos ligados a área e a instituição comentavam comigo que seria realizada a atividade. Essa é na verdade a segunda vez que participo desse tipo de debate realizado na referida faculdade. Anos atrás participei de uma onde me informei sobre uma importante rede social contemporânea.
Gosto de participar de debates sobre a comunicação e fiquei feliz de estar lá, por ter sido aluno não da Faculdade, mas do instituto educacional que é o irmão mais velho dela. Me senti como que voltando no tempo, ainda que nesses anos todos em que estive afastado de lá, o local passou por grandes mudanças. mas voltando ao evento, que é o que realmente interessa nesse espaço, gostaria de parabenizar os organizadores. as mesas foram muito boas e sempre é bom ouvir e aprender como nomes como os que passaram por lá.
Gostei também da participação dos estudantes, que puderam expor suas opiniões, enriquecendo ainda mais o debate. Essa atuação foi de certa maneira o início da concretização, do tema debatido na primeira mesa: Juventude e Política . Infelizmente, nem todos os convidados puderam se fazer presentes, mas ainda assim a razão da realização do mesmo, não foi diminuída por tais ausências.
Pontos importantes como a discussão sobre elaboração de novo marco regulatório para a área, instituição de um observatório de imprensa local e a regulamentação da profissão foram temas levantados e que criarão novas possibilidades de debates, assim como o posicionamento político dos veículos locais.
Pontos importantes como a discussão sobre elaboração de novo marco regulatório para a área, instituição de um observatório de imprensa local e a regulamentação da profissão foram temas levantados e que criarão novas possibilidades de debates, assim como o posicionamento político dos veículos locais.
Acredito que é necessário um maior número de eventos como esse para que possamos criar uma saudável rotina de discussões francas sobre comunicação em todos os âmbitos. Fiquei contente com a ideia de retomada da ATRACOM - Associação dos Trabalhadores em Comunicação de Macaé e Região - Acho que seu resgate é algo prioritário para essa caminhada que assumimos. Lembro que essa entidade é historicamente a entidade que representa os anseios dos comunicadores de Macaé e que protagonizou momentos importantes da nossa luta, como a mobilização pela realização da I Conferência Regional de Comunicação do Norte Fluminense, quando fizemos um importante debate sobre a realidade da comunicação em nossa região.
Essa conferência terminou por escolher os delegados para a conferência estadual e eu estava entre eles, cheguei inclusive a ser eleito para a nacional, mas questões particulares me impediram de ir à Brasília. Me coloco desde já a disposição para participar da articulação de reconstrução da ATRACOM e felicito os coordenadores, professores e alunos da Salesiana pela atividade e pela motivação de resgatar essa parte da nossa história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário