quinta-feira, 26 de maio de 2011

Carta Aberta a Van der Sar

 
Se aproxima o dia 28 de maio de 2011, uma data importante para o futebol. Neste dia, no mítico estádio de Wembley, se enfrentarão Manchester United e Barcelona, quem vencer levará a Uefa Champions League, pela terceira vez em sua história, além de garantir vaga para o Mundial, que acontecerá no Japão, no final do ano. Entre os muitos destaques que estarão no estádio, como Messi, Roney, Ferguson e Iniesta, entre outros podemos e devemos destacar também o holandês Edwin Van der Sar, goleiro do time inglês e um dos melhores goleiros do mundo faz anos.
Van der Sar é um goleiro que aprendi a admirar e é evidente que foi para mim dos espelhos da época em que atuei como goleiro (ainda que no futsal e não no campo). Depois de mais de 15 anos de carreira em alto nível chegou a hora da muralha holandesa pendurar as luvas. Lembro de quando ainda pelo Ajax, seu primeiro time profissional, o vi jogando e ganhando, desde o Campeonato Holandês até a Champios e o Mundial (sobre o Grêmio em 95), acompanhei sua trajetória pelo time holandês, sua passagem sem sucesso pela Juventus da Itália, além de sua longa temporada no futebol inglês que se iniciou no Fulhan em 2002 e se encerrará no próximo dia 28.
Van der Sar está em uma lista dos que seriam os melhores goleiros que já vi. Sei que muitos dirão que o mesmo nunca foi campeão da Copa do Mundo, mas para "compenssar", o mesmo tem 2 Champions e 2 Mundiais Interclubes, podendo ganhar mais uma Champios no próximo sábado. Por isso acho que ele é um jogador que fará falta para qualquer torcedor que goste do bom futebol, principalmente em posições não tão prestigiadas como é o caso dos goleiros. Sei que Van der Sar está parando na hora certa (apesar de pensar que o mesmo poderia estender sua carreira até dezembro para tentar ganhar mais um Mundial).
Minha admiração pelo Van der Sar, acabou por definir para qual time torcer na partida final da Champions. Escrevo isso pelo seguinte, como não torço para nehum dos dois times que estarão jogando, poderia ficar apreciando a partida apenas para ver gols, afinal na Inglaterra sou torcedor do Arsenal e na Espanha sou Real Madrid. Como não gosto de torcer para que os rivais percam, acabo sempre saindo da neutralidade e escolhendo um dos dois times, desta vez, serei Manchester United, para poder ver este grande goleiro fechar sua vitoriosa carreira com mais um troféu no curriculo. Parabéns Van der Sar pela gloriosa caminhada no futebol, ainda bem que você se manteve jogando no gol, após substituir um amigo de time em uma partida, deixando de jogar na posição original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário