sábado, 5 de setembro de 2009

As vozes dos esquecidos

Além dos já tradicionais festejos em comemoração ao dia da independência do Brasil, que conta com desfiles cívicos e outras atividades oficiais. Um outro grupo de brasileiros celebram o sete de setembro de uma forma diferente. Nesta data acontece em várias cidades do país o Grito dos Excluídos, que busca dar voz e vez aos grupos que históricamente foram alijados das decisões sobre os rumos da nação.
O grito já acontece a 12 anos e junta diversas entidades sociais e religiosas que acreditam que um outro mundo é possível sim. A cada ano, a atividade tem como tema uma questão importante para a sociedade brasileira e este ano o tema é "Vida em Primeiro Lugar". O lema do grito deste ano é "A força da transformação está na organização popular".
A atividade é para que os excluídos, mostrem aos nossos governantes, o que é preciso ser feito para transformar este mundo aproximando-o de uma sociedade mais justa e igualitária. Por isso a participação popular é fundamental, para que cada vez mais o grito ganhe forças e ecoe a cada dia mais longe, convocando cada vez mais pessoas para esta caminhada.
Se você souber que acontecerá uma atividade do grito na sua cidade ou em uma cidade vizinha, comapreça e fortaleça este cordão, que busca conscientizar a população da importância da participação popular nas decisões sobre o país. Leve sua bandeira e sua reivindicação, não fique apenas na teoria por uma outra sociedade. Vá ás ruas, solte o verbo.
Se você mora em Macaé ou nas cidades do entorno, compareça no dia 7,a Praça Central da Virgem Santa, ás 9 horas para o ato celebrativo do Grito dos Excluídos.

Um comentário:

  1. Interessante saber disso! Acho que aqui no Rio deve ser na Rio Branco... Vou procurar saber.

    ResponderExcluir